TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Filosofia Anhanguera

Artigo: ATPS Filosofia Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  5.291 Palavras (22 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 22

O mundo e a realidade

Em discussão com o grupo, diante das cinco respostas que foram dadas mediante a pergunta, “o que é o mundo”, duas respostas foram parecidas, levando a conclusão que o mundo é uma criação de Deus e que as pessoas não o valorizam, essa conclusão veio por meio de nossos ideais, e que isso é um forte indicio de senso comum, pois quando não conseguimos identificar algo, tentamos dar uma explicação por mais insana que seja.

E três respostas definiram o mundo como as pessoas “O mundo é uma verdade para todo o ser vivo.”, “[...] o mundo é o espaço que o ser humano vive e convive com a sociedade.”.

Três das cinco respostas avaliaram a realidade, como senso comum: “Como algo criado e mantido pelas pessoas (senso comum)”. Uma resposta, como “Desigualdade social”, e outra julgou que “É o que acreditamos e vivemos”. Em discussão, chegamos ao consenso, que a realidade é algo criado por pessoas, como, por exemplo, a desigualdade social, uma situação criada pelas pessoas e do mesmo modo pode ser transformado por elas.

Ser humano

Três respostas concordaram que o ser humano é uma criação de Deus e é perfeito. Em discussão não conseguimos chegar ao uma conclusão, pois nem um dos membros do grupo tinha uma posição definida usando alguma teoria cientifica, mais uma vez o senso comum esteve presente em nossa conclusão. Uma resposta classificou o humano, como o “Ser que tem entendimento do que é certo ou errado, e

que nem sempre tem atitudes de ser humanos”, e outra como “É o individuo que povoa o mundo. É um ser com emoções, sentimentos, pensamentos e que busca estar sempre em sociedade e em evolução”. O ser humano é aquele que sabe identificar o que é bom ou ruim para ele, ser inteligente, com emoções, criado por Deus para viver em sociedade e são capas de conseguir sobreviver mesmo em meio às adversidades e as desigualdades sociais.

Sociedade

Nossa conclusão sobre sociedade é um conjunto de pessoas que vivem e compartilham costumes, crença, leis, direitos, culturas e não conseguem viver sozinhas. As respostas tiveram o mesmo sentido, só que foram colocadas com palavras e formas diferentes, como por exemplo. “É saber se impor e se omitir, lutar pelos seus idéias respeitado as leis”, “É conviver em meio a outras pessoas, culturas, personalidades diferentes,[....] temos a necessidade de vier em sociedade, pois ninguém é feliz sozinho.”, “É um conjunto de pessoas que compartilham uma comunidade”, “É viver em um grupo onde há ou não os mesmo costumes, cultura, propósitos, preocupações e respeito entre si.”, “Para viver em sociedade, temos que saber expor as nossas idéias com cautela, expor os nossos pontos de vista e saber enxergar e compreender o que o próximo tem a dizer. Só entendendo e compreendendo o que está ao nosso redor é que vamos conviver em sociedade e ter uma relação harmoniosa.”

Grande finalidade da vida social

A

finalidade da vida social é conseguir conviver com total a desigualdade existente no mundo como, por exemplo, nas respostas de duas integrantes de nosso grupo “Alguns tendo muito e outros tão pouco.”, “Sobreviver em um mundo cheio de desigualdades.”, Alem disso à vida social também gera benefícios a todos como: troca de experiências e informações, Exposto em uma de nossas respostas que é importante para conseguimos conviver uns com os outros mesmo em discordâncias, que “É ingressar numa sociedade onde há valores e idéias diferentes.”, uma vida social é saber conviver em meio ao senso comum, tento que fechar os olhos para certas coisas, para poder continuar vivendo em sociedade, também é saber respeitar o direito de cada um mesmo sendo errado e saber seus deveres, respeitar a todos não importando sua raça ou crença. A finalidade de tudo isso é conseguir viver, trabalhar, estudar e saber conviver com todos os tipos de pessoas.

O que é conhecimento e para que ele serve

Em discussão o grupo chegou a conclusão, que conhecimento é algo que adquirimos com o tempo e com esforço em aprender e esse conhecimento ira nos acompanhar para o resto da vida, podemos identificar isso nas respostas de todos os integrantes do grupo “Lições e ensinamentos, que adquirimos na nossa trajetória pelo mundo [...] são alguns dons que jamais alguém irá poder tirar do homem.” , “É uma ferramenta adquirida pelo ser humano que permite realizar as coisas em

vários aspectos, cada ser vem com um dom onde através do conhecimento ele pode criar e executar seus ideais.” , “É o saber, conhecer um respectivo assunto. Serve para o desenvolvimento do ser humano.”, “Busca se aprofundar em determinados assuntos. Serve para a melhoria da vida. ” e “Conjunto de informações, o qual adquirimos com as próprias experiências vividas [...], pois é através dele que criamos, solucionamos problemas, conseguimos emprego e nos ajuda a debater diversos assuntos.”.

As respostas e a discussão nos leva a entender que o conhecimento em nossas vidas serve para o crescimento e desenvolvimento pessoal e/ou profissional, solucionar problemas e também criar problemas com o intuito de resolvê-los e para levamos esse conhecimento adiante por meio dos ensinamentos.

Cidadão

A conclusão da discussão e de todas as respostas do grupo, é que ser cidadão é respeitar os direitos e deveres de cada um e saber lutar pelos seus próprios, é ter direito a educação de boa qualidade, emprego e moradia e muitas das vezes esses direitos não são respeitado.

Cidadania e qualidade de vida

Nas respostas foram colocados diversos exemplos de que cidadania e qualidade de vida andam lado a lado, “Pois o ser humano esta sempre buscando conceito que melhorem sua qualidade de vida e a cidadania é a base para conseguirmos executar as melhoras na vida dos seres humanos.”, “Se você for um bom cidadão, que cumpre com os seus deveres, terá o

direito a escola, saúde e etc.”, “Se um cidadão exerce a sua cidadania, tem acesso à saúde e educação publica, por exemplo, desta forma obtendo a qualidade de vida”, “A relação é que cidadania e qualidade de vida têm de caminharem juntos.” e “Tanto a cidadania e a qualidade de vida, devem estar sempre juntas, para que possamos ter uma relação interpessoal com a sociedade”. Sendo assim, todo cidadão deve exercer seus deveres dentro da sociedade para ter direito a uma boa qualidade de vida, com saúde, moradia e educação garantidas.

Condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com