TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA2 Construção do Pensamento

Por:   •  17/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA - AVA2

Camila Assis Carbonelli de Andrade - 20151113474

Rio de Janeiro

2022

A concepção de ética planetária no contexto da sociedade globalizada contemporânea

 


Toda forma de vida social pressupõe a existência de princípios éticos e morais que são observados e cultivados pelas pessoas. Sendo assim, desde o surgimento das primeiras sociedades estão implícitas questões éticas fazendo com que a história da ética assuma uma amplitude considerável. A ética pode ser definida como a doutrina dos costumes ou dos hábitos fundamentais que determinam a atitude e a conduta tanto do indivíduo como da sociedade. No contexto de globalização em que vivemos, a ética está contextualizada na concepção integral de bem-estar da vida humana, onde se encontram os valores, as ideias e as crenças que permeiam o âmbito individual, social e cultural de um povo. Segundo Zuben (2010), a ética planetária também implica o bem-estar coletivo, ou seja, o bem-estar de toda a humanidade, por isso não deve ser interpretada de modo individualista e nem concebida de forma isolada dos demais elementos e necessidades da vida e existência humana. Toda forma de vida social pressupõe a existência de princípios éticos e morais que são observados e cultivados pelas pessoas.

As últimas décadas tiveram um profundo e rápido desenvolvimento tecnológico, conhecimento científico e progresso material, e a humanidade foi atingida por inúmeros benefícios proporcionados por eles. Nesse contexto, a globalização é apontada como uma das principais responsáveis pelo avanço econômico, científico e tecnológico, além de influenciar outras dimensões da vida humana, como os aspectos sociais, culturais e ambientais em quase todo o planeta Terra. Esses avanços tecnológicos também atingiram os meios de comunicação, informação e transportes, possibilitando a rápida troca de informações e de produtos em todo mundo e contribuindo significativamente para o significado e constituição da globalização. A globalização, através dos avanços tecnológicos, é capaz de criar condições para uma cidadania global, possibilitando novos movimentos sociais, políticos e culturais, que intensificam as trocas de experiências, a superação de nacionalidades e nacionalismos, a aceitação e valorização das diferenças e o reconhecimento das expectativas éticas, ecológicas, de gênero, de religião, dentre outros, podendo ser chamada de globalização solidária.

Porém sabemos que, apesar de todos os benefícios, esse avanço também ocasionou muita desigualdade nas sociedades e tragédias. Com o avanço da economia e o consumo exacerbado, a vida na Terra pode ficar insustentável. Em um mundo onde o capitalismo é predominante, os países ricos continuam crescendo enquanto os países pobres continuam pobres e marginalizados, sendo constatada uma injustiça social muito grande. O consumo tornou-se vício entre as pessoas, pois com a chegada de novas tecnologias, as empresas estão sempre renovando seus produtos e atraindo clientes novos e antigos.  Porém nem sempre esses produtos são sustentáveis, impactando na natureza e causando desastres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com