TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  30/4/2015  •  Artigo  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Introdução

Este trabalho tem por objetivo relatar sobre a escolha da empresa que vamos criar e o esqueleto do plano de negócio.

No inicio pensamos em dois tipos de negócio Floricultura e Cafeteria. Optamos pela segunda opção por ser uma área que esta crescendo no mercado. Os brasileiros estão consumindo mais café fora de casa, afirma a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios edição 275.Outros motivos nos influenciaram, uma de nossas integrantes do grupo trabalha no Croasonho, que vende não somente café, mas variados produtos. O mercado de café esta mais aquecido que o ramo da floricultura, e o nosso conhecimento nesta área é maior.

Na nossa pesquisa, existem poucos cafés em Pelotas que priorizam várias atividades, como por exemplo, jogos, brinquedos entre outros. Já a floricultura é mais procurada em ocasiões especiais e também tem um grande volume de lojas na cidade.

A escolha do esqueleto foi feita em conjunto, analisando as nossas necessidades e a forma mais adequada de expor o nosso Plano de Negócio.

Este relatório dispõe o comprimento da etapa 1.

Desenvolvimento

Empreendedorismo

O objetivo do empreendedorismo é transformar uma idéia em negócio. Todo o Plano de Negócio precisa de um planejamento no papel, sendo indispensável para uma empresa lucrativa.

O conceito do empreendedorismo foi transformando-se ao longo dos anos, tendo maior impacto no século XX, quando o homem começou a ter necessidade de inovar, mudar, criar e percebeu-se que o estudo era importante para as pessoas analisarem e refletirem sobre suas idéias empreendedoras.

No Brasil existe o SEBRAE, SOFTEX entre outros, para apoiar os micros empresários, os iniciantes a formarem suas empresas e ajudá-los a terem um futuro promissor.

Existem dois tipos de empreendedorismo:

Empreendedorismo de oportunidade - o empreendedor cria, planeja, busca o crescimento gerando lucros, empregos e riqueza.

Empreendedorismo de necessidade - quando o empreendedor começa por falta de opção ou não tem alternativas de trabalho.Geralmente essas empresas são criadas informalmente e fracassam.

O processo empreendedor passa por quatro fases: inovação, evento inicial, implementação e crescimento.

Aprendemos que o administrador e o empreendedor têm características diferentes, nem sempre uma pessoa consegue ser um bom administrador e empreendedor, mas é importante conciliá-los.

As habilidades que mais se destacam no empreendedor é a facilidade de identificar oportunidades e transformar ou inovar idéias em negócios e assumir riscos calculados.

Comportamento Organizacional

É o estudo da estrutura, do funcionamento ambiente e dos indivíduos que cooperam dentro da empresa, a forma como estes estão relacionados e a maneira que são tratados.

As contribuições interdisciplinares para o estudo do CO são psicologia, sociologia, antropologia e ciência política.

Empresa é a idéia transformada em negocio que reflete nos valores do empreendedor visando o lucro e bem estar dos funcionários. Cultura organizacional são as crenças, as regras, os valores e a origem do fundador que influi no cotidiano da empresa, no sistema de trabalho.Clima organizacional é como os integrantes da empresa interagem entre si. É o sentimento das pessoas na maneira em que são tratados.

Na orientação contingencial do comportamento organizacional não existe o modelo pronto a ser seguido, porque cada caso requer uma decisão analisada e interpretada de acordo com os fatos. É muito importante manter o equilíbrio da razão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com