TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguns homens nascem para ser senhores outros para serem escravos - Aristóteles

Por:   •  16/9/2019  •  Ensaio  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

O filósofo Aristóteles afirmou que alguns homens nascem para ser senhores e outros para ser escravos. Na sociedade contemporânea, existem pessoas muito ricas e também uma quantidade enorme de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. É correto pensar que essas pessoas são pobres porque “nasceram para ser pobres” enquanto as ricas “nasceram para ser ricas”? Até que ponto a educação pode reverter esse quadro?

RESPOSTA: Em um passado não muito recente, a escola era praticada de uma forma dualista em que os mais ricos tinham um ensino de qualidade e aos mais pobres pouco ou nenhum conhecimento era fornecido. Dessa forma a escola era pensada como uma preparação para os nobres ofícios e aqueles que executavam trabalhos mais braçais, apenas tinham oportunidade de aprendizagem através da observação e da repetição dos atos dos que se propunham à transmitir a forma de realização desses trabalhos.

Com a mudança de paradigmas e a democratização do aprendizado, a escola permitiu novas possibilidades para a prática docente, o que acabou colocando em xeque o pensamento de Aristóteles.

Apesar das enormes diferenças entre as camadas da sociedade contemporânea e o ensino público ainda sofrer com a má administração por parte dos seus gestores. Podemos inferir que, os mais necessitados tem, hoje, a possibilidade de acessar um ensino de melhor qualidade, através de programas governamentais de crédito educativo e também com as provas do ENEM e do PROUNI e assim buscarem uma melhor colocação no mercado de trabalho e a consequente ascensão nas camadas sociais.

Talvez com um choque de gestão seja possível trazer uma nova realidade para a escola em nosso País e dessa forma permitir uma reversão no quadro atual de desigualdades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com