TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise capito XVII A conquista da Felicidade Bertrand Rusell

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

Índice:

  • Biobibliografia do autor
  • Análise do Capítulo XVII “ O Homem Feliz”
  • Glossário
  • Webgrafia/Bibliografia

  • Biobibliografia do Autor

Bertrand Arthur William Russell ou 3º Conde Russell, nasceu no País de Gales a 18 de Maio de 1872 em Ravenscroft, faz parte de uma lista de matemáticos, filósofos e lógicos mais influentes do século XX, durante a sua vida foram vários os momentos que se considerou socialista, liberal e até mesmo pacifista.

 Ao longo da sua vida elaborou algumas das mais influentes teses filosóficas do seculo XX (Filosofia Contemporânea), onde se destacam a tese logicista, ou da lógica simbólica, de fundamentação da Matemática que ajudou a fomentar uma das suas tradições filosóficas (Filosofia Analítica), para ele todas as verdades matemáticas e não apenas as da aritmética, poderiam ser deduzidas a partir de umas poucas verdades lógicas, e todos os conceitos matemáticos reduzidos a uns poucos conceitos lógicos primitivos.

Como escritor foram várias as suas obras, entre elas podemos destacar, Por que não sou cristão (1927), Ensaios céticos (1928) e História da filosofia ocidental (1946) e obra em estudo A conquista da Felicidade (1966).   

  • Análise do Capítulo XVII “ O Homem Feliz”:

O capítulo tal como referido no título foca-se no tema felicidade, procurando responder ao problema filosófico “O que é a Felicidade? O que é necessário para ser um Homem feliz?

Problema esse que é a base da vida Humana, porque a felicidade é sentimento que pode ou não acompanharmo-nos durante a nossa vida, e também para termos a noção de sermos felizes ou não e o que podemos fazer para o sermos.

 O Autor começa por transmitir que o sentimento de Felicidade «depende em parte das circunstâncias exteriores e em parte do próprio Homem» o que leva a crer que a felicidade não depende somente de nós próprios, mas também de situações exteriores as quais não temos qualquer interferência, Russell refere também o nome de Krutch que defendia que «a felicidade é impossível sem uma crença mais ou menos religiosa.»

Russell defende também que «Há coisas indispensáveis à felicidade da maioria dos homens, mas são coisas simples: a alimentação, a casa, a saúde, o amor, o êxito no trabalho, o respeito das pessoas que os rodeiam»

A tese defendida pelo autor é: «O homem feliz é o que vive objetivamente, o que tem afeições livres e interesses vastos, o que garante a sua felicidade com esses interesses e afeições» ou seja que não é condicionado por nenhum fator e que o mesmo pode ter vários interesses e que garanta a felicidade definida em cima.

        Alguns argumentos que podemos usar para justificar a tese do autor são: o facto de ao sermos livres, podemos escolher o que queremos fazer ou seja vamo-nos sentir realizados a nível pessoal e de certa forma vamos ter o prazer de termos feito por livre e espontânea vontade sem nenhuma condicionante.

Tendo em conta que Bertrand Russell considera que a felicidade não pode coexistir com o egocentrismo, como se pode comprovar com o seguinte excerto: «o que deve então fazer um Homem que é infeliz porque está encerrado em si mesmo? Enquanto continuar a pensar nas causas do seu mal, não deixará de estar encerrado em si mesmo (…)», logo todas as teses que tenha como base o egocentrismo podem ser consideradas teses concorrentes. Como por exemplo:

- O homem é feliz quando pratica a abnegação, situação importante para moralistas profissionais, que está contra as ideais de felicidade Russell.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (344.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com