TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida e análise dos aspectos sócio-ecológicos da área de Vila Serrana em Vitória da Conquista

Resenha: Qualidade de vida e análise dos aspectos sócio-ecológicos da área de Vila Serrana em Vitória da Conquista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade de vida e análise dos Aspectos socioambientais do bairro Vila Serrana em Vitória da Conquista: estudo de caso

INTRODUÇÃO

O processo de crescimento acelerado e desordenado das áreas urbanas surgiu através, principalmente, do êxodo rural. Porém, são vários outros fatores que contribuíram para esse tipo de crescimento. Segundo MARTINS (2012) apud (NETO et al., 2009) p. 10.

“O desenvolvimento que ocorreu no Brasil como fruto de políticas desenvolvimentistas a qualquer custo, gerou um crescimento acelerado das cidades brasileiras, cujo resultado tem sido uma configuração heterogênea destas, devido possibilitar o desenvolvimento de espaços urbanos adequados, mas também se caracteriza pela dominante pobreza urbana, onde a exclusão social e o desenvolvimento territorial têm ocasionado significativa na sua estrutura interna, formação de anéis periféricos e expansão da região metropolitana. Essa configuração gera problemas intensos para a gestão urbana, os quais se manifestam na forma de assentamentos subnormais em situação fundiária não regularizada, onde o acesso à infraestrutura urbana é muito restrito e as instalações sanitárias são precárias, assim como as condições de habitação.”

Sob a ótica desse contexto, uma das grandes preocupações de estudos socioambientais é como alterar a forma de planejamento e de gestão das áreas urbanas.

O meio ambiental urbano é susceptível a diversos impactos ambientais e seu equilíbrio está relacionado com as diferentes medidas através das quais se procura solucionar tais impactos. Entre os impactos ambientais destacam-se aqueles referentes aos problemas de saneamento básico, que refletem diretamente na qualidade de vida das populações urbanas (Souza, 2002), além da sujeira nas ruas, que se dá pela falta de uma educação ambiental (EA). A Lei nº 9.795/99 que dispõe sobre a EA, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, define no capítulo I, no artigo 1º, o termo educação ambiental:

“Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Esse novo pensar significa alterar ou reavaliar os valores que permeiam os caminhos da produção capitalista e, nisso, a educação tem um importante papel de sensibilização.

Essa realidade não está diferente na cidade de Vitória da Conquista-BA, onde um acelerado crescimento econômico vigora, acarretando nas condições urbanas citadas anteriormente. Triste realidade que pode ser vista no bairro Vila Serrana, se tratando de uma localidade periférica e com condições socioambientais precárias. Apesar disso, o bairro vem sofrendo pequenas melhorias em infraestrutura e saneamento básico, mas está longe de se tornar um ambiente com condições dignas à sua população. Diante da perspectiva abordada, a escolha desse local como objeto de estudo foi definido pelo fato de ser um bairro bastante conhecido na cidade de Vitória da Conquista e fazer parte do dia-a-dia de muitas pessoas, porém, ainda assim enfrenta problemas de ordem estrutural e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com