TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise com embasamento metafísico a ilha do medo

Por:   •  14/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Trabalho desenvolvido com o intuito de analisar o filme “A Ilha do Medo” do autor Martin Scorsese, com embasamento na metafísica que é um estudo a cerca da essência do universo, sua formação e dos seres que nele habitam, a mesma compreende a esfera psíquica, emocional, energética, espiritual e sentimental. No filme relacionaremos os momentos em que tanto o protagonista (Andrew Laeddis) quanto todos os personagens se encontram no sono dogmático*, e quando e como ocorre o despertar deste sono, além de finalizar o trabalho relacionando o filme com a própria metafísica.

Sono Dogmático*: É aquele sono onde os seres humanos aceitam sem criticar, pensar e repensar sobre afirmações impostas sobre eles.

Os recortes a baixo correspondem aos momentos em que os personagens do filme se encontram no sono dogmático e posteriormente uma breve análise da cena.

- (3:07) Teddy conta ao seu parceiro detetive(Marshal Chuck) como sua esposa morreu, afirmando ter ocorrido um incêndio em seu prédio enquanto ele trabalhava, 4 pessoas morreram, incluindo à esses sua Dolores(sua mulher), que de acordo com o mesmo foi morta pela fumaça e não pelo fogo.

O protagonista tão insano acredita que a morte de Dolores ocorreu decorrente a agentes terceiros, entretanto ele não quer ver o real, que seria que ele mesmo a matou.

- (3:42) Teddy juntamente com Chuck vão investigar um caso em um hospital psiquiátrico. Teddy chama os pacientes de “criminosos doentes mentais”.

O mesmo não está sã da razão e não enxerga que ele mesmo é um destes criminosos.

- (7:40, 11:07, 12:45, 26:20) Teddy se entrega totalmente ao papel de Agente Federal, criando uma ficção e atribuindo papeis a todos acreditando que está naquela ilha para investigar o caso de Rachel Solando se esquecendo de quem ele realmente é, e o que ele já fez.

- (12:02, 43:28, 58:00) Teddy têm pensamentos passados e recorda de uma garotinha morta, entretanto não faz ideia de quem seja.

Esta garota é sua filha, a qual foi morta por sua esposa, decorrente a esse fato ele é traumatizado a ponto de não querer enxergar quem a criança realmente era.

- (25:05, 27:50) O protagonista acredita que era um dos homens que participou dos extermínios nos campos de concentração nazistas lutando contra os experimentos que faziam com humanos, e agora na ilha, dentro do hospital psiquiátrico acredita que lá também fazem experiências com humanos, tentando desmascará-los.

Apenas mais um ficção criada por sua mente, atribuindo a todos personagens e se passando por herói ao querer desmascarar o hospital.

- (29:50) Teddy ao ter sonhos pergunta a sua esposa se ela é real ou não.

Podendo fazer uma ironia com a sua realidade, pois o mesmo sem saber não consegue diferir o que é de verdade e o que não é.

Neste mesmo sonho, sua esposa diz: - “Você tem que acordar.” “Você precisa aceitar.”.

Tais frases podem ser atribuídas em diversos casos, como: o personagem não sabe se seus sonhos são reais, acredita e aceita que a realidade em que vive é de verdade, o que com o desenrolar dos fatos se mostra falsa.

- (38:55) Teddy acusa Andrew Laeddis de ter sido o zelador do prédio em que morava que causou o incêndio que matou sua esposa(de Teddy), por isso o procura durante todo o filme para poder acusá-lo.

Tão insano, no sono dogmático, não faz ideia de que ele mesmo é Laeddis.

- (1:03:44; 1:07:26) Tão crente de quem realmente é, Teddy está ávido a procurar Andrew. A ponto de chegar no bloco C e falar que pode “senti-lo” lá, entretanto ele é o próprio Laeddis.

- (35:05; 1:10:36) Várias personagens(Srs. Kearns, Billings) comentam sobre o mundo exterior, que ninguém deseja sair deste hospital psiquiátrico decorrente ao que eles ouvem de comentários(entretanto podem estar sendo manipulados a ficarem na ilha, nada prova que o que ouvem existe. Estão no sono dogmático e não querem sair, por talvez medo, conforto e conformidade.) Médicos, pacientes, enfermeiros, falam sobre Bombas H, atóis, pessoas que falam dentro da caixa de televisão(pacientes dizem que já ouvem vozes demais, porque iriam querer ouvir mais vozes?.)

O Inicio das descobertas.

- (1:14:10) George Noyce conta a Teddy que ele está sendo manipulado por todos naquela ilha, chamando-o de rato em um labirinto, pedindo à ele que esqueça sua esposa morta, pois ela já se foi e ele tem que “largar” esse passado, para poder viver o futuro, ele só descobriria a verdade se deixasse ela ir, porém Teddy não acredita nele e diz que não pode deixa-la.

Vemos que a única pessoa que pode mudar a sua vida, é você mesmo, são as escolhas e atitudes que mudam tudo, porém Teddy não queria isto, ele não queria acordar, queria continuar acreditando e vivendo naquele mundo onde só hà mentiras, comodismos e um universo surreal.

-(1:29:30) Teddy vê uma mulher que entende ser a verdadeira Rachel Solando, ela o avisa que ele não tem amigos na ilha, muito menos Chuck, que eles o drogam com remédios em bebidas e comidas, cigarros, aspirinas falsas e etc, e ele fica com dúvidas a cerca disso tudo e começa a querer entender o que querem com ele.

Teddy decide saber a verdade, o que se passa naquela ilha, o porque pessoas vem tentando avisá-lo e é aí que ele começa a “querer” acordar, a descobrir o real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com