TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilha do medo: suspensão psicológica

Seminário: Ilha do medo: suspensão psicológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Seminário  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Ilha do Medo: um suspense psicológico

Em meio a densa neblina surge a balsa que leva o agende Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) até Shutter Island Aschecliffe Hospital, uma clínica que trata distúrbios mentais. Daniels está acompanhado pelo companheiro de trabalho que acaba de conhecer e deverá investigar o caso de uma paciente desaparecida, Rachel Solando.

Até aí a história simples e não se diferenciaria de outros suspenses policiais conhecidos por aí. Porém, ao chegar em Shutter Island o clima parece ser de conspiração. Algumas pistas surgem, mas o comportamento dos médicos do instituto é suspeito. As razões de Daniels parecem se confundir enter profissionais e pessoais. Logo, o agente descobre que a clínica é um lugar onde fazem experimentos ilegais nos seus pacientes.

Durante a investigação, Daniels é atormentado por alguns fatos de seu passado (como a morte de sua esposa) e é acometido por várias visões que se confundem em ilusões e flashbacks de seu passado. Aos poucos o espectador dissocia as ilusões das memórias (embora estas também estejam sob influência do imaginário do protagonista). Porém, eu diria que sensação do “fora do real” é predominante.

Para quem busca ação e perseguições de tirar o fôlego, Ilha do Medo não é o filme correto. O experiente diretor Scorsese aposta em um suspense mais introspectivo e tenso, onde a trilha sonora é o tempero decisivo para o clima de praticamente todas as cenas. Neste sentido, o trabalho feito foi maravilhoso, pois a música até certo ponto sinistra eu diria, contribui e muito para a tradução da densidade dos sentimentos do protagonista e principalmente a tendência surreal de certas cenas.

Na maioria dos filmes com um grande mistério central, a chave do problema é revelada apenas no fim, após uma série de pequenas pistas. Em Ilha do Medo, a chave do problema é revelada antes da metade do filme e depois dela seguem as explicações de detalhes mais específicos. Mesmo assim, o filme mantém o expectador envolvido até o fim, pois a toda hora surgem mais personagens que dão mais detalhes sobre o mistério central.

Por fim, o filme surpreende com um final maduro. O diretor não errou a mão e deu a medida certa de lucidez ao personagem, ao mesmo tempo em que a hipocrisia torna tudo mais irônico, sarcástico eu diria. Filme recomendado pelo ritmo diferenciado e pela perspicácia do final.

Dica: Fique atento aos nomes mencionados, se você é bom para gravá-los conseguirá acompanhar a história mais facilmente.

Fonte: http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/2102714-ilha-medo-um-suspense-psicol%C3%B3gico/#ixzz2zjxkOaxk

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com