TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Filosófica do Filme “A Ilha”

Por:   •  25/11/2016  •  Resenha  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  2.781 Visualizações

Página 1 de 3

Analise filosófica do filme “A ilha”

O filme a ilha fala sobre a criação de clones para o prolongamento de vidas, porém estes clones pensam, agem e sentem como todos nós, mas há uma diferença eles vivem em uma clinica onde tudo o que sabem é que passaram por uma contaminação, que matou milhares de pessoas, neste lugar não podem entrar em contato com o sexo oposto, vivem na esperança de ir para á ilha, único local no mundo que não há contaminação. Estes clones são de pessoas ricas e famosas que pagam milhões para ter um clone seu, para quando ficarem doentes poderem fazer transplantes de órgãos retirados dos clones, assim amenizando efeitos do tempo e prolongando a sua vida. Mas será que criar pessoas que pensam e sentem e após tirar a sua vida por beneficio próprio está certo?

Após olhar o filme e conversar com algumas pessoas sobre ele, podemos notar que as opiniões são muito diferentes. Mas a maioria responde a mesma coisa que para salvar a sua vida não se importaria se o clone sentisse e pensasse, não pensariam duas vezes na escolha a se fazer.

Analisando filosoficamente e na busca de duas teorias sendo uma igual ao meu modo de pensar e a outra diferente, me deparo com duas sendo estas: a “teoria de Hume: os sentimentos morais como o certo” e o “Estoicismo”

A teoria de Hume: os sentimentos morais como o certo, fala sobre a razão que é o que se ocupa com a distinção do verdadeiro ou falso, ou seja, faz o juízo da realidade, em quanto os atos morais são aqueles que requerem juízos de valor, que nos ajudam a identificar nossas ações como certo ou errado.

Já o Estoicismo é o desprezo dos prazeres em geral, pois este é conhecido por ser a fonte de muitos dos males. A felicidade se consiste da liberação interior de exercitar a insensibilidade diante a dor e o sofrimento.

Ao analisá-las notei que nenhuma das citadas no livro se encaixa perfeitamente com meu modo de pensar, mas creio que destas a que mais se encaixa seria a teoria de Hume sobre os sentimentos morais.

Para explicar o porquê delas iria usar uma das questões do filme que mais me deixaram intrigada, que seria “do que somos capazes para nos mantermos vivos?”. Segundo a teoria do Hume o que nos diz se fizemos a coisa certa ou errada seriam os nossos atos morais, estes estão muito ligados com a questão da sociedade e dos valores que recebemos muitos não se questionam e apenas seguem o que seus pais ou amigos fariam, ou até mesmo o que o governo põe em nossas cabeças, não usando a razão para distinguir o falso do verdadeiro, o bom do ruim, nos tornamos egoístas e pensamos apenas em nosso beneficio, mesmo que pra isso precisa-se sacrificar uma vida, causando sofrimento e dor. A questão dos clones ainda não podem ser feitos, pois a tecnologia ainda não permite , mas com certeza muitas pessoas se pudessem pagar, criariam seus clones, os dariam vida, sentimentos, para depois, quando precisassem simplesmente iriam ali e os matavam, isto pode ser comparado com o aborto que é um caso bem polêmico nos dias de hoje, se o aborto mesmo causando riscos a saúde já é utilizado por muitas mulheres, mesmo o seu uso sendo proibido, imagina algo que lhe daria mais expectativa de vida e uma vida em condições melhores.

Já o estoicismo foi a que eu menos concordei, pois ele fala que a felicidade esta na libertação do interior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com