TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise sobre Amnésia na relação com os filmes: "Ilha do Medo" e "O Despertar"

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

        O referido trabalho está fundamentado na pesquisa sobre o tema Amnésia. Como forma de ilustrar o fenômeno, de acordo com as diretrizes de orientação acadêmica, foram escolhidos duas obras cinematográficas: “Ilha do Medo”¹ e “O Despertar”², este último baseado em fatos reais. Com tramas diferentes, a partir da ficção, nos atemos às questões psicológicas envolvidas, cujas as obras de suspense remetem a Amnésia Pós-traumática (APT), observando o comportamento e analisando os sintomas apresentados nas histórias.

        A amnésia refere-se a perda da memória e é um episódio causado por diversos fatores e deve ser estudada de forma ampla, possuindo diagnósticos de diversos sintomas e reações classificadas pelos tipos diferentes que são encontrados na medicina psiquiátrica. Entender os tipos, as causas e o tratamento com a intervenção do trabalho do psicólogo é validar suas contribuições como um agente importante no processo de tratamento de reabilitação do indivíduo.

        A abordagem dos filmes associado à pesquisa científica para apresentar o tema reafirma a grande relevância da psicologia e para que haja maior entendimento e discussão é necessário identificar aspectos biológicos e/ou genéticos e aspectos ambientais que contribuem com o desenvolvimento desse fenômeno psicológico.

Palavras-Chaves: Amnésia, Memória, Trauma, Reabilitação.

____________________________________________________________________

¹ Ilha do Medo - Ficha Técnica

Lançamento        12 de março de 2010 (2h17min)

Dirigido por        Martin Scorsese

Com        Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley

Gênero        Suspense

Nacionalidade        EUA

Sinopse         1954, Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e antiéticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.

(FONTE: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-132039/)

² O Despertar – Ficha Técnica

Lançamento        10 de fevereiro de 2012 (1h47min)

Dirigido por        Nick Murphy

Com        Rebecca Hall, Dominic West, Imelda Staunton mais

Gênero        Suspense

Nacionalidade        Reino Unido

Sinopse 1921, pouco após a Primeira Guerra Mundial. Assombrada pela morte de seu noivo, Florence Cathcart (Rebecca Hall) resolveu dedicar sua vida a investigar supostos casos paranormais, usando a lógica para explicá-los. Ela aceita o convite para ir a uma escola onde um garoto foi encontrado morto e, segundo rumores, seu fantasma assombra o local. Logo ela começa a buscar evidências científicas que expliquem a situação, só que suas descobertas aos poucos colocam em dúvida tudo o que sabe até então.

(FONTE: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-181865/)

1 ENREDO DO FILME “ILHA DO MEDO” (FILME DE FICÇÃO)

O filme relata a vida de um policial, viúvo e militar aposentado, que inicialmente estava a caminho de um presídio, localizado em uma ilha, com seu parceiro para desvendar o desaparecimento de uma paciente. Já no início uma cena torna-se marcante: Uma senhora, paciente, sorri pra ele fazendo sinal de silêncio. Com o passar do filme fica visível os impactos que a guerra causou em Teddy Daniels, personagem do ator Leonardo DiCaprio, quando serviu ao exército na segunda guerra mundial: sonhos, visões e memórias agonizantes o sondam, deixando-o perturbado. Em diversos momentos ele se depara com visões de sua ex-mulher, a qual em sua explicação morreu após seu apartamento pegar fogo, além de uma criança pedindo para ele a salvar. A todo o momento o filme nos remete a um bombardeio de questões: estão o enganando ou ele é perturbado? O que fica evidente no próprio personagem, que apresenta essa ambiguidade em si, mas se convence a princípio que tudo é enganação.  Ele passa a desconfiar de tudo e todos, buscando saber mais.

Depois de muitas desconfianças e descobertas, idas e vindas, Teddy descobre que tal paciente nunca existiu e questiona-se sobre o farol que a ilha possui, onde possivelmente eram feitas torturas e lavagens cerebrais. Chega um ponto onde sua única saída é ir até o farol, e então lá ao se encontrar com o dono da ilha e seu psiquiatra lhe contam tudo sobre sua trajetória.

A verdade é que o personagem serviu ao exército e teve uma mulher com problemas psíquicos dos quais ele desconfiava, mas nunca deu tanta importância, até que esta mulher matou seus três filhos e ele acabou por matar ela. Neste instante tudo vem à tona e ele recorda. Na cena ele chega em casa da guerra e se depara com seus três filhos afogados no lago próximo de casa, então corre pra salvá-los, mas já é tarde. Coloca-os sobre a grama e chora. Sua mulher se aproxima, em um surto psicótico, e fala com ele sobre irem passear com as crianças, ele sem raciocinar sobre o acontecido atira em sua mulher, a matando.

 A ilha onde a trama acontece nesta fase dele já fantasiando uma outra história era o local para onde ele estava a ser mandado, mas por não se lembrar do acontecido, foi persuadido de que iria pra lá investigar um caso. No fim ele acaba por não aguentar o fardo e expõe a frase que define seu dilema: “O que é menos pior: viver como um monstro ou escolher morrer como um homem bom?”  Ou seja, sobreviver com a culpa de não salvar seus filhos e matar sua mulher ou deixar-se ir como esse homem do qual ele criou que perdeu sua mulher e ajudou a salvar o mundo na guerra?

1.1 ANÁLISE DO TRATAMENTO DIANTE DO FILME

Ao final do enredo do filme é relatado que seu parceiro de investigação na verdade era seu psiquiatra que estava em sua última tentativa de reverter o diagnóstico a fim de que ele se liberte de si mesmo. Nota-se assim importância de um auxiliador para um possível tratamento e até que ponto este pode intervir. Na trama o psiquiatra já tinha feito de tudo, tanto que escolheu criar uma personalidade a fim de poder explorar mais de perto o mundo de Teddy, ressaltando a importância também do conhecimento da vida do paciente para uma intervenção mais eficaz, embora em alguns casos a condição seja permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com