TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquimedes tática "Statica"

Seminário: Arquimedes tática "Statica". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Seminário  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

tratado de Estática (disciplina que se ocupa do equilíbrio dos corpos) da História da Humanidade foi escrito por Arquimedes. Nele se encontram os princípios fundamentais relativos ao centro de gravidade e à alavanca. Ao contemplar esse trabalho de Arquimedes, Hierão terá ficado tão maravilhado que afirmou:

"Acharei de hoje em diante possível tudo quanto me disser Arquimedes!"

Ao que Arquimedes respondeu:

"Dêem-me um ponto de apoio e, com a minha alavanca, erguerei o mundo"

lenda que, na sequência de uma história de fraude - a história da coroa do rei Hierão - Arquimedes se interessou pela hidrostática (disciplina que se ocupa do equilíbrio dos líquidos). O seu objectivo imediato era inventar uma maneira de confirmar se a coroa do rei tinha sido inteiramente feita em ouro ou se o joalheiro teria falsificado a obra que lhe tinha sido encomendada, substituindo parte do ouro por prata. Este problema preocupou o sábio a tal ponto que, quando no meio de um banho, descobriu a solução - princípio da hidrostática - saíu para a rua a comunicar aos seus concidadãos a sua descoberta: Eureka !

A Mecânica

Inspirado na espiral, Arquimedes inventou o parafuso sem-fim e o parafuso de Arquimedes.

O parafuso sem-fim, aplicado desde a antiguidade, ainda agora tem as mais variadas aplicações nas máquinas modernas.

O parafuso de Arquimedes era utilizado na extração da água das minas e dos poços.

Geometria, o sábio teve o mérito de conceber métodos gerais para calcular as áreas de figuras planas curvilíneas e os volumes de sólidos delimitados por superfícies curvas. Aplicou tais sistemas a vários casos particulares: à esfera, ao círculo, ao segmento de parábola, à área compreendida entre dois raios e dois passos sucessivos de uma espiral, aos segmentos esféricos, às superfícies geradas pelas revoluções em torno dos eixos principais dos rectângulos (ou melhor, os cilindros), a entidades geométricas produzidas pela revolução dos triângulos (ou seja, os cones), das parábolas (parabolóides), das hipérboles (hiperbolóides) e das elipses (elipsóides). Arquimedes tinha, portanto, um sistema de cálculo integral dois mil anos antes de Newton e Leibniz.

Mas, Arquimedes não antecipa apenas o cálculo integral. Ele pode ser também considerado como percursor do cálculo diferencial. Na verdade, uma das suas mais conhecidas e importantes descobertas matemáticas é a construção da famosa espiral de Arquimedes. Sem ter, obviamente, qualquer conhecimento da expressão da função que descreve essa curva, Arquimedes conseguiu resolver o problema do traçado da tangente num ponto dessa espiral.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »