TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Sobre O Mito da Caverna de Platão

Por:   •  12/9/2021  •  Exam  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

1- Como se dá o conhecimento?

O conhecimento se dá a partir da fuga do mundo das sombras, quando percebemos que o que consideramos como realidade, na verdade, é uma interpretação errada da sociedade. O processo de aquisição do conhecimento se dá de forma dolorosa e lenta, já que precisa-se romper com diversos paradigmas construídos em nossa mente ao longo de nossas vidas. Mais precisamente, para se atingir o saber é necessário passar por 2 etapas. A opinião, composta pelo seu primeiro contato com o mundo e suas impressões; A segunda fase ainda é carregada pela opinião, mas o ser humano consegue ver o objeto em sua totalidade e integralidade, assim podendo ver sua verdadeira forma, ou seja o conhecimento.

2- Qual o problema das sombras?

As sombras é o mundo das imagens imprecisas, os ídolos, nas sombras os homens só possuem uma visão de mundo, encontram-se presos a uma única verdade, que no fim acaba não sendo uma realidade, mas sim histórias criadas ou interpretações errôneas do cotidiano, ou do meio em que estão inseridos. O problema com as sombras seria a incapacidade de perceber a verdadeira realidade, se mantendo preso ao mundo da ignorância.

3- O que é verdade e como se chega a ela?

A verdade do conhecimento é quando o conteúdo concorda com o objeto. A verdade só se encaixa como verdade porque existe o que foi construído como “não verdade”, como falso. Em o mito da caverna, o homem se liberta das sombras quando sai da ignorância e vive no conhecimento, isso ocorre de maneira gradual.

4- Qual o problema da comunicação?

Platão expõe o desconforto do sábio ao voltar ao mundo visível, o mundo das sombras, onde o possuinte do conhecimento não é levado a sério e sempre é inserido em questões de dúvida sobre sua fala. Assim, Platão afirma que a comunicação de um sábio só poderá acontecer com outro igual, “o conhecimento só poderá ser partilhado com seus semelhantes”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com