TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Frankfurt

Por:   •  28/9/2022  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTA 1: Por que o progresso técnico e científico não levou a humanidade a alcançar sua maioridade e sim sucumbir a um estado de barbárie?

O progresso técnico científico acabou levando a formação de uma indústria cultural, o que acaba alienando, e fortalecendo o consumismo e capitalismo, que utilizava da política econômica liberal de não interferência estatal. Esse caráter tomou por grande consequência uma humanidade que prezava mais pelo o uso desse avanço, apassivando as relações de conhecimento, e da procura ao esclarecimento. Criou um estado que aqueles com acesso às informações, aos avanços tecnológicos teriam o poder, um domínio dentro da sociedade. Porém o acesso não significa que o indivíduo saiba usar, chamada de uma relação de alienação do consumidor, como é o caso com a rede de internet, por exemplo.

A barbárie foi alcançada por esse motivo, mas também por outro fator consequente da indústria cultural. Em que ela tornou a sua própria população em uma cultura de massas. Tal definição acaba contribuindo para a alienação, levando a barbárie de um estado. Já que ao seguir sem pensar, e ao aceitar as informações, conceitos, falas de um grupo tão pequeno - o qual apenas utiliza da população para o próprio lucro - o poder fica concentrado.

PERGUNTA 2: O homem é apenas um ser que consome sem pensar?

O homem na atualidade parece cada vez mais perto do não pensar, e apenas aceitar as informações que são dadas, uma alienação mesmo, e isso vem muito do poder que o esclarecimento fornece, gera uma atitude de dominação e soberania. Então é cada vez mais difícil para o homem que não é capaz de ter acesso ao conhecimento, ser alguém que apenas consome, e não pensa, do que alguém com as capacidades para o esclarecimento. Mas a era da tecnologia parece apenas mostrar cada vez mais o quanto não estamos preparados, e que vivemos alienados, seguindo as normas da sociedade e o que vão sendo impostas.

Sem querer explicitar, mas já explicitando, o prefeito do Rio de Janeiro, apresenta ideias muito contraditórias de como lidar com a violência, com mais violência. Mostrando ser totalmente oposto de sua visão de combater o crime, para quem vê acredita estar certo o posicionamento de Witsel, mas para quem observa, e/ou sente na pele as suas consequências a posição que tem para essas questões é muito clara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com