TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola De Frankfurt

Pesquisas Acadêmicas: Escola De Frankfurt. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 3

Na Escola de FRANKFURT, encontramos um círculo de filósofos e cientistas sociais que estudaram e aprenderam a sintetizar, os vários pensamentos e ideias dos principais influenciadores da escola, que seria: Kant, Freud e Marx, Hegel e Weber. Estes foram os precursores da escola de FRANKFURT.

Os estudos da Escola de FRANKFURT ficaram conhecidos por pregarem uma teoria mais crítica, que visa à transformação da realidade. Acreditamos que os pensadores alemães que estudavam na escola, estavam denunciando as formas de denominações até então vivenciadas pelos indivíduos. Abrindo a visão da sociedade em analisar as condições sociopolíticas e econômicas.

Neste sentido iremos analisar um problema do Brasil que vem crescendo desordenadamente, um aspecto contemporâneo que seria a seguinte situação: A Violência Urbana.

Hoje o Brasil apresenta altos índices de criminalidade, este que estão sempre voltados à violência, seja no roubo, lesões, homicídios e outros. A Violência Urbana, e suas consequências influenciam, alteram e principalmente afetam a sociedade nacional.

Com as teses desenvolvidas pela escola de FRANKFURT, podemos analisar que na situação da Violência Urbana encontramos uma ligação aos conceitos da escola. E também com a Supremacia da Técnica, que hoje escraviza os indivíduos.

Entendemos com as ideias de Marcuse que a situação do homem deveria depender da sua própria vontade, porém o que acontece não é isso, o individuo é determinado por questões e autoridades externas. As influências naturais e sociais ajudam a oprimir e deixa o sujeito isolado e ate mesmo mais vulnerável a prática da violência, drogas, e outros.

O narcotráfico é um exemplo para a teoria de Nietzsdche quando se pensa na questão do individualismo. Sabemos que a cada dia essa prática vai crescendo, mesmo com altos índices de violência. Podemos compreender o individualismo no pensamento de quem prática esse crime, pois esta prática é realizada pensando no retorno financeiro, porém esse retorno beneficiará somente quem o pratica, e por outro lado, trará destruição de várias famílias.

Outra situação que analisamos a partir das teorias de Marx e também de Horkheimer, e a posição atual de grande parte de trabalhadores de grandes empresas. O cidadão dedica a maior parte de seu tempo em função do desenvolvimento das tarefas que lhe cabe, com o intuito de cada vez mais gerar lucro/capital para a empresa. Muitas vezes este trabalhador abre mão de suas vontades, família, lazer, para que se consiga realizar no trabalho e assim atingir um sucesso profissional.

Nessa situação, podemos perceber que ocorre uma alienação do sujeito, por razões que o capitalismo impõe. O sujeito se aliena e foca seu pensamento somente nas questões materiais, com o intuito de conseguir comprar aparelhos de última geração, carros importados, roupas de grife; tudo isso para se realizar, atingindo o status que a mídia e a sociedade impõem e não realmente o que é desejado em seu íntimo.

Na educação tecnicista que ainda é ofertada em várias instituições de ensino, também é possível identificar esta crítica, pois se percebe que desde o início as pessoas são preparadas para que consigam atender as demandas do capital e não para que sejam cidadãos pensativos, sujeitos de sua própria história, tornando-os assim, cidadãos alienados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com