TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As limitações na eficiência do processo

Seminário: As limitações na eficiência do processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Seminário  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

.As limitações à efetividade do processo.

A Constituição Federal assegura, no rol dos direitos e garantias fundamentais, art. 5.º, XXXV, a inafastabilidade de lesão ou ameaça de direito de apreciação do Poder Judiciário, vale dizer, qualquer cidadão tem o direito constitucional de provocar e obter o pronunciamento deste Poder sobre qualquer direito do qual se julgue titular.

O acesso à Justiça, todavia, é algo mais amplo do que a simples demanda do juízo. A prestação jurisdicional de forma efetiva encontra uma série de obstáculos, tanto em relação ao próprio processo enquanto instrumento realizador do direito material, quanto problemas institucionais inerentes ao Poder Judiciário, senão veja-se:

Textos relacionados

•Abolição dos embargos infringentes e o projeto do CPC

•Da inclusão do sócio como coobrigado na CDA sem o contraditório administrativo. Uma prática ilegal, mas ainda comum na administração fazendária.

•Penhorabilidade do bem de família no direito falimentar

•Ministério Público e ações consumeristas: inversão do ônus da prova

•Direito do consumidor: atualidades

O alto custo do processo pode ser enumerado como um dos principais obstáculos à efetiva prestação jurisdicional. As custas processuais elevadas aliadas aos gastos com honorários advocatícios, muitas vezes, perfazem um valor superior ao proveito econômico obtido com o desfecho da ação.

A longa duração do processo é, sem dúvida, outra barreira à entrega da prestação jurisdicional. Não raro, o proveito obtido com as demandas ajuizadas é usufruído pelos descendentes das partes, haja vista o longo período de tempo que demora a solução do processo. A delonga de um processo na justiça decorre de vários fatores. Registre-se, primeiro, a falta de estrutura adequada do Judiciário caracterizada pelo enorme número de processos por juiz; a escassez e baixa qualificação de pessoal; a péssima remuneração dos funcionários; os corriqueiros casos de corrupção sobejamente enumerados na imprensa

Leia mais: http://jus.com.br/artigos/4443/a-prioridade-dos-idosos-no-tramite-dos-processos-judiciais-e-a-expedicao-dos-precatorios#ixzz2wLyXFEXG

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com