TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Filosofia; pág.24

Trabalho Escolar: Atividade De Filosofia; pág.24. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  4.794 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Filosofia (pág.24)

1)- Gramsci afirma que "não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo". Então, o que cada um de nós tem em comum com o filósofo? E em que dele nos distinguimos ? Converse com seu colega para identificar quais têm sido suas principais "questões filosóficas".

Resposta : A função de um filosofo é principalmente questionar e achar respostas para as inúmeras situações do mundo. Todos os dias nós também questionamos tais coisas, e usamos o pensamento para solucionar os problemas no nosso dia-a-dia. Porém o que nos diferencia de um verdadeiro filosofo é a forma de pensar. O verdadeiro filosofo delimita os problemas e busca o sentido de pensamentos e ações, e passa grande parte da sua vida trabalhando até chegar em uma complexa e completa resposta.

2)- Explique o que Edmund Husserl quis dizer com a aparente ambiguidade segundo a qual ele "sabe" e, ao mesmo tempo, "não sabe" o que é Filosofia.

Resposta : Não há um única definição para os conceitos da filosofia. Cada filosofo tem uma maneira diferente de pensar e construir suas repostas. Assim, o conceito de filofia está sempre em constante mudança, dependendo da variação de pensamento de cada um.

3)- De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexível, extremado. Explique por que não é esse o sentido que se atribui à filosofia quando a consideramos uma reflexão radical.

Resposta : Não se trata de ser inflexível, mas de buscar explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir

4)- A partir do que você estudou sobre Sócrates, responda.

a)- O que significa a máxima socrática “só sei que nada sei”? Ela se refere a Sócrates ou a própria filosofia? Como?

Resposta : Sócrates sempre andava pelas ruas questionando as pessoas para saber se eram realmente sábias. Então descobriu que todos se consideravam sábios, pois tinham o conhecimento daquilo que praticavam. Por exemplo um guerreiro sabia dizer o que era coragem, mas não sabia responder qual é a essência da coragem. Então Sócrates quis demonstrar que por mais que achemos uma reposta , sempre haverá mais perguntas. Nenhum o homem mais sábio, saberá tudo. O que julgamos saber hoje será insuficiente para amanhã, pois cada um de nós tem uma maneira diferente de pensar e agir.

b)- Em que consiste o método socrático? Explique

Resposta : O método socrático baseia-se na ironia – questionamento que leva a pessoa a reconhecer a superficialidade, incoerência e equivoco de seu conhecimento. E a maiêutica – que leva a pessoa a reelaborar seu pensamento de maneira racional e profunda.

c)- Os inimigos de Sócrates acusavam-no de corromper a juventude.?

Segundo a tradição filosófica, seria outra a intenção do filósofo. Explique. Em seguida, imagine quem seriam, hoje, os inimigos de Sócrates?

Respostas : A intenção de Sócrates era filosófica: desconstruir as ideias feitas acerca das experiências pessoais e socialmente construídas como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com