TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Filosofia

Exames: Atividade Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

Resposta da questão 01:

O texto é completamente filosófico no quesito moral e cultura exemplificando todo o tempo as relações entre os indivíduos. A moral é uma questão exógena, condicionada ao coletivo promovendo a interação social/grupal onde dita os deveres e modo de proceder para com o seu semelhante. A cultura é o produto da ação que se transforma em hábito que então é condicionado ao comportamento que ao ser praticado torna-se tradição. Como um dos produtos da cultura é a tradição, fica mais fácil para entender porque há tantas culturas diferentes. Cada povo possui uma tradição, umas geradas, outras impostas (acultura).

Resposta da questão 02:

“ Muitos são os pontos de encontro entre cultura e moral”.

No 3° parágrafo, o autor questiona se “há valores que todos os homens devem respeitar?” e “de onde vem a nossa noção de certo e errado?”. Essas questões apontam que nossos valores morais são oriundos da nossa cultura. Nossa noção de certo e errado permite-nos viver em harmonia entre nosso grupo de mesma cultura. O que para nós parece abominável, para outras culturas é absolutamente normal. Ambos buscam um acordo que favorecem o bem coletivo no seu determinado grupo. Explicando a frase temos que os valores morais são as bases da cultura.

Resposta da questão 03:

As reflexões filosóficas abordadas pelo texto servem para exemplificar a diversidade de culturas. Há culturas radicais onde, recém-nascidos com deficiência física são abandonadas para morte. Há culturas rigorosas que apedrejam mulheres adúlteras e de conjunto onde o valor comunitário é menos relevante que o individual.

Resposta da questão 04:

Atitude filosófica é quando buscamos as respostas com um “porquê” e depois se tem um novo questionamento do “porquê” que você buscava anteriormente.

Diariamente nos questionamos se os nossos padrões de certo e errado são realmente válidos para cada ato. Por exemplo, ao notar que o colega foi desleal, nos sentimos indignados a ceder à nossa comunicação de moral retribuindo o ato, no entanto, voltamos ao raciocínio e nos questionamos se essa é realmente a melhor forma de proceder com o outro.

Resposta da questão 05:

Prescrição de normas; generalização do particular; explicação da realidade; naturalidade; essas características aproxima a ideologia dos processos de dominação social, porque o significado da ideologia reflete na percepção de algumas idéias que tomam por dominar os seres humanos, a proporção de uma idéia se propagar induzindo as pessoas saberem ou “acham que sabem“ sobre determinado assunto.

É necessário uma consciência crítica para defender as concepções de certo ou errado com clareza. A ideologia por sua vez é a forma positiva ou negativa a depender do entendimento do indivíduo, isso pode levar a conceitos e preconceitos.

A dominação social vem da hierarquia dos poderes dominadores da sociedade onde ditam ou tentam estabelecer ordem na sociedade. Desta forma a autoridade estabelece obediência, se presta não ao indivíduo em virtude de direito próprio, mas à regra, que compete designar a qual extensão “sociedade“ se ha de obedecer.

Resposta da questão 06:

O tema escolhido foi pensamento filosófico na modernidade, que são baseados em alguns temas centrais que englobam todo o contexto de teocentrismo, antropocentrismo, renascimento, igreja, burguesia e Iluminismo. Onde antes na época da Filosofia Medieval os pensamentos eram voltados para igreja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com