TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Supervisionada Filosofia do Conhecimento

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE ENSINO SUPERIOR[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

FILOSOFIA – PROFESSORA ROSA VALIM

ALUNO(A) 1:

MATRÍCULA:

ALUNO(A) 2:

MATRÍCULA:

UNIDADE:

TURMA:

ASSINATURA DA PROFESSORA:

NOTA:

ATIVIDADE SUPERVISIONADA DE FILOSOFIA

Observe as questões propostas abaixo. Procure respondê-las. Dedique pelo menos 5 linhas para cada resposta e no máximo 12 linhas para cada resposta (use fonte times new Roman 12, espaçamento 1,5).

Este trabalho deve ser entregue, em mãos, na aula anterior a prova de av2.

QUESTÕES

1 - Elabore a respeito das diferenças entre os seguintes conceitos básicos de filosofia: metafísica, epistemologia, axiologia, ontologia, lógica, dedução e indução.


2 - Elabore a respeito das ideias/teorias/crenças do filósofo alemão Immanuel Kant.

3 - Elabore sobre mito e animismo. Qual a importância do mito para filosofia?

4 - Quais as principais ideias de Sócrates, Platão e Aristóteles? Elabore sobre pontos de concordância e divergência percebidos nas teorias dos filósofos Aristóteles, Sócrates e Platão.

5 - Elabore sobre as diferenças entre pensamento mítico e pensamento filosófico.

6 - O que é o mundo das ideias? Quem teorizou sobre o mundo das ideias? Que filósofos concordam e que filósofos discordam da existência deste dito mundo das ideias?

7 - O que é a maiêutica?

8 - Explique com suas palavras o que é Filosofia e suas principais características?

9 - Racionalismo, Ceticismo, Dogmatismo, Relativismo, Perspectivismo, Empirismo, Criticismo, Materialismo, Positivismo e Idealismo são as principais teorias do conhecimento. Elabore brevemente sobre empirismo, racionalismo, ceticismo e relativismo.

10 - A questão da essência do conhecimento está intimamente ligada à relação entre o sujeito e o objeto em que se constitui o conhecimento. Será que o sujeito determina o objeto ou ocorre justamente o contrário? Dentre outros, o Objetivismo, o Subjetivismo, o Realismo e o Idealismo discorrem sobre isso. O que cada qual defende?

11 - Indução e dedução são métodos de raciocínio que nos levam do já conhecido ao ainda não conhecido, isto é, permitem a aquisição de conhecimentos novos graças a conhecimentos já adquiridos. Quais as principais diferenças entre os conceitos de indução e dedução?

12 - O que é analogia?

13 - Durante a história da humanidade, alguns sujeitos, observaram, refletiram e buscaram respostas para fenômenos naturais ou físicos. As explicações. De acordo com a época e com a tecnologia já existente, essas respostas se alteraram – causa e consequência do aumento de conhecimento. Nos últimos 500 anos diversos estudiosos e cientistas destacaram-se, mas três estabeleceram bases fundamentais para avanços científicos significativos: Isaac Newton, Galileu e Darwin. Elabore sobre estes cientistas e suas ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (821 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com