TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares - Palestra Comunicação e Informação - Entendendo a Economia da Atenção

Por:   •  23/5/2021  •  Dissertação  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

Palestra dia 23/08/2020

Comunicação e Informação - Entendendo a Economia da Atenção

Palestrante: Diego Borges de Oliveira

A economia da atenção tem a ver com o tempo. Benjamin Franklin dizia que tempo é dinheiro. Tempo é o bem mais precioso que o ser humano pode ter. Organizar nosso tempo serve para aumentar nossa própria produtividade. Conseguimos organizar ou gerenciar nosso tempo quando somos responsáveis por algo que está sob nosso controle.

Através de coleta de informações seja nas redes sociais, pesquisas, aplicativos, smartphones, vídeos, livros que pesquisamos na internet, músicas que escutamos e outras coisas mais, forma-se uma opinião, um grande banco de dados, um grande histórico de nossas preferências, do que gostamos. Essas informações servem para todos aqueles que querem chamar a nossa atenção, seja para vender ou compartilhar dados de forma assertiva.

Todos os vícios, seja jogar pelo celular, maratonar séries, navegar em redes sociais, liberam dopamina para o nosso cérebro, e é nisso que as empresas estão cada vez mais interessadas. O objetivo dessas empresas é captar nossa atenção pelo maior tempo possível. Logo, quanto mais tempo, mais informação, mais atenção a gente foca.

O excesso de informações causa a necessidade de escolhermos somente as informações e ou notícias que nos agradam ou que concordamos.

O tempo está cada vez mais escasso, dessa forma nossa atenção se torna cada vez mais valiosa. E quanto mais informação temos à disposição, menos tempo temos para buscar se a informação é verdadeira ou não antes de passá-la adiante.

Hoje em dia queira ou não, certa ou errada, a informação chega até nós. E todos querem um minuto de nossa atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com