TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Filosofia

Casos: Atps Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4

Partiremos inicialmente pelas significações das palavras: Ética, Democracia e Cidadania, para após traçarmos um paralelo entre eles e a convivência social.

Ética – provem do termo grego éthicos que significa caráter, cuja principal característica é estudar os valores morais.

Democracia – provem do grego demos que significa povo e cracia que significa governo, cuja principal característica é o povo ter o poder de decisões politicas.

Cidadania – termo que surgiu do Latim civitas que quer dizer cidade e são os direitos e deveres que um cidadão tem para poder conviver em sociedade.

Como vimos na democracia o cidadão tem liberdade de expressão e livre manifestação o que relaciona-se diretamente com a cidadania que transforma o ser em um cidadão com seus direitos e deveres assegurados.

O cidadão através do convívio social e da educação, tem plenas condições de distinguir o bem e o mau, o certo e o errado, o que esta ligado a ética.

De uma certa forma é correto afirmar que a ética se depara com possível opressão, exploração e alienação, uma vez que nos é possível pensar de uma forma diferente daquela dos conceitos pré-estabelecidos, mas quando vamos relatar nosso ponto de vista podemos nos debater com sérios problemas, se vivemos em uma democracia, temos o direito de pensar e a liberdade de agir, tendo sempre a consciência de que nossas ações, pensamentos e atitudes poderão ou não modificar a sociedade em que vivemos.

Não podemos ser reféns da alienação por pensamentos contraditórios e conseguir visualizar a verdadeira realidade, tomando nossas decisões levando em consideração a ética eo profissionalismo.

“É impossível haver progresso sem mudança e, quem não consegue mudar a si mesmo, não muda coisa alguma.” (Bernard Shaw) A ética é o conflito entre o que quero fazer, o que devo fazer e principalmente o que posso fazer, desta forma podemos observar que a ética nada mais é do que uma ciência comportamental, ou ciência da moral dos indivíduos que vivem em sociedade, pois não posso ou pelo menos não deveria fazer somente o que eu quero e sim ponderar de forma a fazer o melhor para todos os indivíduos que podem sofrer com a minha ação ou decisão.

“ A ética estuda a conduta da pessoa do ponto de vista do bem e do mal.” (Luciano Pacter)

“Ética, enquanto uma reflexão cientifica e filosófica, estuda os costumes e normas de comportamento”. (Marcia Formentini e Tiago Mainier).

Quando falamos em ética não podemos deixar de falar em democracia, pois são os problemas da convivência humana que em geral geram os problemas relacionados a ética. Precisamos sim, agir de forma equilibrada em nossas ações e decisões, pois não vivemos isolados, e cada ação gera por si uma reação, nossos direitos vão até onde começam os direitos dos outros.

A cidadania é uma condição humana básica de direitos e deveres.

Para Aristóteles, um dos principais filósofos gregos, “o cidadão era quem podia escolher representantes nas assembleias, julgar e exercer funções ou cargos públicos. As crianças, as mulheres e os escravos, não eram considerados cidadãos.”

Nos dias de hoje o conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com