TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Atps Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

Tecnologias aplicadas á Educaçao

O século XXI está sendo marcado pelo aceleramento da tecnologia eletrônica, com atenção especial para a informática, o computador e a Internet. É muito importante o compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não percebíveis. No mundo inteiro o rádio e a TV e mais recentemente os computadores passaram a formar parte da bagagem instrumental da chamada Tecnologia Educativa. O desafio da escola hoje é preparar as crianças para enfrentarem o mundo do trabalho. Mesmo antes de chegarem a escola, as crianças recebem informações em suas casas. O educador não pode se neutralizar diante da forte influência lançada pela mídia, é necessário cuidado. Afinal, informação não é sinônimo de conhecimento. È de suma importância o que profissional da Educação, assuma o compromisso, utilizando as ferramentas da tecnologia em sua pratica. Moraes (1997, p.27) afirma que: ”Para educar na Era da Informação ou na Sociedade do Conhecimento é necessário extrapolar as questões de didática, dos métodos de ensino, dos conteúdos curriculares, para poder encontrar caminhos mais adequados e congruentes com o momento histórico em que estamos vivendo.” As tecnologias, quando inseridas no âmbito escolar contribuem para a transformação nas formas tanto de ensinar, quanto de aprender. O uso destas tecnologias auxilia para uma mudança nas aulas, tornando-as mais atrativas, eficientes e participativas, mudando metodologias. OS EFEITOS DA TECNOLOGIA;

É importante salientar que bons resultados na tecnologia em educação dependem da forma que se faz dela, de como e com que finalidade ela está sendo empregada. Não pode se esperar que o computador faça tudo, ele traz informações e recursos, porém é necessária prévia preparação do conteúdo e planejamento deles para aplicação em aula.

O efeito da tecnologia, nas situações de ensino-aprendizagem, levou a uma mudança de perspectiva. O computador passou a ser visto como uma ferramenta, por conseguinte, os resultados dependem de como a tecnologia está sendo utilizada, podemos fazer uma analogia afirmando que a informática/tecnologia é o novo giz da era atual. O profissional em educação não deve pensar que irá perder seu emprego por conta da informática e sim utilizá-la como um meio para melhorar a qualidade de ensino. Um exemplo da interferência da tecnologia no ensino regular é a Educação à Distância, modalidade que cresce progressivamente. Vários centros universitários aderiram ao modelo que dispensa a parte física da presença do aluno, é possível realizar um curso superior através da internet e de estudos individuais, seja em casa ou em um ambiente previamente combinado. Com o ensino à distância temos uma forma de aprender e ensinar mais objetiva, um ensino coordenado, compartilhado e orientado, mas com profunda participação do aluno ou de um grupo de alunos e que a aquisição e uso de informações ou dados se tornam atraentes. Cabe ao professor orientador ajudar na compreensão destes ao tempo que o horário de estudo depende exclusivamente do aluno e de seu interesse em aprender estes assuntos e conteúdos. Os alunos gostam da comunicação on-line, dos recursos que a internet traz consigo, das pesquisas instantâneas. É preciso uma reformulação das escolas, bem como de espaços adequados, preparados e equipados com acesso a Internet . Os alunos necessitam de laboratórios conectados, com número suficiente de computadores, principalmente para os mais carentes, que por um desprivilegio financeiro-social não tem esse acesso em casa. De acordo com (FRÓES, 2002, p. 13)

Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática traz novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente. É preciso destacar a importância da formação do professor para a utilização de tecnologias, já postulado por Mercado:

Na formação de professores, é exigido que saibam incorporar e utilizar as novas tecnologias no processo de aprendizagem, exigindo-se uma nova configuração do processo didático e metodológico tradicionalmente usado em nossas escolas nas quais a função do aluno é a de mero receptor de informações e uma inserção crítica dos envolvidos, formação adequada e propostas de projetos inovadores. Para o professor, até mesmo de séries iniciais, aperfeiçoar o conteúdo das aulas com pesquisas na internet é um fato possível. A imensidão de tarefas e de gravuras que podem ser utilizadas é vasta, sem falar na facilidade de alguns softwares, programas de computador que trabalham o lado cognitivo de crianças através de atividades envolvam inter disciplinarmente com o mundo a sua volta e o conteúdo escolar.

O professor, ao utilizar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com