TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Attividade Estruturada De Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Attividade Estruturada De Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Estruturada

Filosofia Geral e Jurídica

Tema: Sistema de cotas

O sistema de cotas, também conhecido como ação afirmativa, é uma forma de reserva de vagas para determinados grupos. Este foi criado para dar acesso a negros, índios, deficientes, estudantes de escola pública e de baixa renda em lugares como: universidades, concursos públicos e mercado de trabalho. Muitas universidades já adotaram o sistema de cotas, sendo a Universidade de Brasília a primeira, em junho de 2004.

Essa medida, para uma grande maioria, é uma forma de discriminação para com os estudantes negros, carentes, indígenas, brancos e pardos, pois segundo o artigo 5º da Constituição Federal Brasileira; “Todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade”.

Essa discussão ainda vai durar um bom tempo, até que se estabeleça uma concordância geral. A Lei nº 12.711/2012, sancionada em agosto de 2012, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos que vinheram integralmente do ensino fundamental público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas são destinados para ampla concorrência. As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas de forma que, metade são destinadas para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e a outra metade beneficie os estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

No caso dos concursos públicos, o projeto de lei de autoria do governo reserva 20% das vagas de concursos públicos da administração federal para negros e pardos. Ao contrário do que ocorre no sistema de cotas de universidades federais, cabe aos candidatos autodeclararem-se pretos ou pardos. O candidato que se autodeclarar negro, vai concorrer com o número amplo de vagas, podendo portanto, não necessitar das vagas instituídas pelo sistema de cotas. O projeto determina que as cotas serão aplicadas durante dez anos, em concursos que ofereçam pelo menos três vagas. Mas, ocorre que a natureza da desigualdade não repousa na qualificação para ingresso nesses locais, mas sim no acesso ao bom nível de ensino. Há quem diga que esse sistema de cotas favorece

a condições de desigualdade.

Agora, neste segundo momento, relacionarei o sistema de cotas com um dos tipos de ética clássico. Para abordar esse tema escolhi a ética defendida por Aristóteles, mais conhecida como Ética Finalista.

Teoria finalista

Aristóteles diz que toda ação humana tem por objetivo alguma finalidade, algum bem. Pode-se dizer que há uma hierarquia de bens, ou seja, alguns são mais fundamentais do que outros. Aristóteles não isola muito um bem supremo, pois ele sabe que o homem, como um ser complexo, não precisa apenas do melhor dos bens, mas sim de vários bens, de tipos diferentes, tais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com