TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade estruturada na filosofia

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

DISCIPLINA: ANÁLISE ORGANIZACIONAL


ATIVIDADE ESTRUTURADA: ANÁLISE COMPARATIVA CONTEXTUAL ORGANIZACIONAL


Sabrina Viegas Damasceno Coelho
Professora: Cláudia Márcia

Maio – 2013

BELO HORIZONTE / MG

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

  1. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DA PESQUISA

           2.1. APRESENTAÇÃO

           2.2. ANÁLISE COMPARATIVA DAS EMPRESAS I e II

           2.3. DISCUSSÃO SOBRE AS EMPRESAS I e II

  1. CONCLUSÃO

  1.  REFERÊNCIAS
  1. ANEXO
  1. INTRODUÇÃO


   Este trabalho tem como objetivo proporcionar a aplicação prática dos conceitos trabalhados ao longo da disciplina de Análise Organizacional. Além de desenvolver nos alunos a capacidade de uma análise reflexiva das peculiaridades existentes entre empresas de portes diferentes, utilizando-se para tanto de uma análise dos pontos convergentes e divergentes das empresas pesquisadas.

   Para suprir às exigências internas e externas, cada organização desenvolve um tipo de desenho departamental. O desenho departamental constitui uma característica fundamental da estrutura de uma organização.

   Partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização horizontal ou vertical, que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes.

  1. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DA PESQUISA

2.1. Apresentação   

As empresas estudadas não permitiram o registro de seus nomes e localização, logo se apresenta abaixo os dados a partir do ramo de atividades que pertencem.

Empresa I: Médio Porte


Empresa de alimentação de animais domésticos (cães, gatos, coelhos, peixes) e de criação e corte (suínos, equinos, bovinos, entre outro).
Ramo de atividade:
Indústria de fabricação de rações e forragens balanceadas e de alimentos preparados para animais. Pesquisa e desenvolvimento de mercados e produtos pet food e ração animal.


Empresa II – Grande Porte

Empresa de distribuição de combustíveis.
Segmento de atuação: Varejo
Produtos e/ou serviços oferecido:
Combustíveis líquidos ( gasolina, diesel e  etanol), GNV, asfaltos e lubrificantes.



2.2. Análise Comparativa das Empresas I e II

  O Desenho Organizacional em uma organização faz com conheçamos melhor seus objetivos e seu real interesse no mercado. Uma organização que não se prepara para mudanças ou adequações que o mundo e os clientes exigem está sujeita a sérios problemas futuros.

   Independente qual seja o tipo de desenho ou organograma que a empresa possua, ela deve ser capaz de se enquadrar nos requisitos de satisfação do cliente e principalmente na harmonia de seus funcionários.

   A gestão tem fundamental importância no equilíbrio, no desenvolvimento e no sucesso da organização. Ser rígido demais, tipo “oito ou oitenta”, ou muito relapso são perigosas atitudes que podem também prejudicar o futuro da empresa.

   A partir de conhecimentos adquiridos durante as aulas de Análise Organizacional analisaremos as diferenças e semelhanças das empresas estudadas, a partir das respostas do questionário respondido por seis funcionários de diferentes áreas, sendo três de cada empresa. Os resultados podem ser verificados nos gráficos 1 e 2.

[pic 1]

Gráfico 1 – Distribuição Respostas Empresa I

[pic 2]

Gráfico 2 – Distribuição Respostas Empresa II

2.3. Discussão sobre as Empresas I e II

   

Empresa I


   As decisões encontram-se concentradas no topo da empresa. A diretoria assume a maior parte das decisões e cabe aos departamentos abaixo o repasse das informações aos demais setores.

   As tarefas não são bem divididas, prevalecendo mais o trabalho individual, do que o trabalho em equipe. Mesmo na produção, onde o número de funcionários é superior, o trabalho em equipe é limitado, pois não há uma gestão capaz de realizar tal alteração. O que seria importante para o rendimento.
  A Empresa tem uma estrutura mais simples, com poucos departamentos, e um modelo de gestão mais conservador.
  A maioria dos supervisores não recebe o treinamento devido para liderar. Os gestores são alocados conforme o tempo de “casa” e de função. Assim, a pressão, ameaça e chantagens são frequentes neste ambiente. Os supervisores costumam dar pouca ou nenhuma importância para sugestões e reclamações de seus subordinados, pois consideram perca de tempo.


Empresa II


  A característica do desenho organizacional da empresa remete a integração, estando mais voltado para o arranjo físico, onde a integração do ambiente une as pessoas e departamentos.
  As decisões são tomadas por gestores mais próximos dos fatos, repartindo o poder da tomada de decisão.
 A empresa trabalha com uma estrutura diferenciada, com vários departamentos capazes de defrontar cada qual, com cada segmento ambiental específico.
  Tanto os supervisores, quanto os colaboradores são treinados e capacitados para a função a ser desempenhada e para trabalhar em conjunto com os demais colaboradores do departamento que estão caminhando nesse ritmo.

  1. CONCLUSÃO

   Uma estrutura ou desenho organizacional, como já foi observado, deve trazer para as pessoas um clima que possa satisfazer suas diversas necessidades. Na maioria das vezes, a estrutura adotada pela organização não contribui para alcançar seus objetivos.

   Uma boa organização que foca sucesso, reconhecimento e progresso deve estar atenta a diversos pontos que podem não estar ajudando a empresa a se desenvolver melhor.

   Somente um bom planejamento ou um bom conhecimento no processo de produção não são capazes de realizar, no dia-a-dia, o que está no desenho organizacional e descrito nos organogramas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (329.6 Kb)   docx (205.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com