TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Filosofia

Artigos Científicos: Avaliação De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 3

1. Considere a situação em que você está em uma roda de amigos e, de repente, o assunto é sobre a Filosofia. Entre as diversas posições, as seguintes foram propostas:

- “A Filosofia é só doidice, maluquice mesmo...”.

- “A Filosofia não contribui de modo algum para a nossa vida, ela é inutilidade pura...”.

Considerando os ditos equivocados acima, proponha um argumento, em no máximo 10 linhas, acerca da Filosofia como saber oposto ao “desequilibrado” e oposto ao “inútil”. (3,0 pontos)

Platão definia a filosofia como um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos. Já Immanuel Kant, considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, afirmava que a filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana.

A filosofia é vivenciada por todos, diariamente. Quando buscamos compreender a significação do mundo, da história, saber o porquê das coisas, estamos vivendo a filosofia, praticando o nosso amor pelo saber, exercitando nossa curiosidade. Se amamos o saber, amamos a filosofia e todo o seu conjunto. Desequilibrados seríamos se não nos interessássemos, se não amássemos, se não tivéssemos curiosidade pelo novo, pelo desconhecido, pela razão a qual estamos aqui.

2. Imagine-se em um Congresso Internacional de Ciência e que, depois de uma comunicação proferida por você, alguém tenha lhe proposto as seguintes questões:

a) “Todas as suas conclusões são fracas ou inadmissíveis...”.

b) “Suas premissas carecem de informações pertinentes...”.

Considerando os ditos “a” e “b” CORRETOS, argumente de forma fundamentada em no máximo 15 linhas, sobre como superar o diagnóstico apresentado, raciocinando de modo correto e adequado. (3,5 pontos)

Acredito que o que expus diante desta palestra foi a minha opinião, meu conhecimento a respeito do que discutimos, procurando não influenciá-los diante dela, mas sim incitá-los a procurar mais sobre o tema e exortá-los a tirarem suas próprias conclusões. Críticas são sempre bem-vindas, pois são elas que fazem com que nos aproximemos cada vez mais da ideia central, verdadeira, e são elas que nos fazem pensar sobre os erros que cometemos; erros estes que na área da Ciência jamais são descartados, e que acabam por contribuir para que direcionemos nossas pesquisas para outro âmbito, para um novo objetivo.

3. A humanidade, a grosso modo, em seu estágio atual, conseguiu avançar em vários aspectos quando comparada à humanidade da Antiguidade, por exemplo, em relação à escravidão, acesso à formação, à informação etc. Contudo, precisamos reconhecer que ainda há muito para avançar, à medida que presenciamos ou tomamos conhecimento de comportamentos de intolerância, no âmbito familiar, profissional, social etc.

Considerando a intolerância inaceitável, argumente em no máximo 15 linhas, sobre como a Ética pode contribuir para cultivar a Tolerância. (3,5 pontos)

A prática do filosofar é em si uma experiência ética que investiga o sentido dos valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com