TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da filosofia

Seminário: Avaliação da filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Seminário  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 6

Fernanda Gonçalves Direito noturno B R.A:14.3804-3

Avaliação de Filosofia.

1) Michel de Montaigne (filósofo e político francês) afirma que o legislador deve levar em conta tanto aspectos naturais quanto culturais na elaboração das leis. Explique como foi o processo de separação - e depois de oposição - ocorrido entre Natureza e Cultura a partir do século XVIII. (Unidade 8, cap. 1 - A Cultura).

A partir do século XVIII, a cultura tornou-se sinônimo da civilização, pois ela passou a significar os resultados da formação e da educação dos seres humanos, esses então eram vistos com uma maior transparência em relação à vida social e política, segundo os pensadores.

Assim, nesse sentido, a cultura aprimorou a natureza humana, pois a educação vigorou em amplo sentido. Portanto, uma pessoa era considerada moralmente virtuosa quando ela fosse culta.

A cultura era tida como uma segunda natureza para os homens, pois a educação em conjunto com os costumes adquiridos na sociedade, era acrescentada a uma natureza primitiva, a qual deveria sofrer alteração e modificação para não tornar-se destrutiva.

Então, de acordo com essa perspectiva, cultura e natureza não se opõem, e uma passa a depender da outra.

Já, o segundo sentido formulado no século XVIII, destaca o início da separação e, posteriormente, a oposição entre natureza e cultura.

O pensador Kant considerava uma diferença essencial entre o homem e a natureza. A natureza segundo Kant, funcionava de acordo com as leis dotadas pela causa e o efeito.

Mas, o homem para Kant possuía em sua essência a liberdade e a razão e por isso, suas ações eram realizadas de acordo com as suas próprias escolhas, em conjunto com seus valores e fins.

Portanto, a natureza foi relacionada à necessidade causal e a cultura então, passou a ser considerada em seu segundo sentido, a relação que os homens socialmente organizados estabelecem contato com o tempo, o espaço e a natureza. Essas são classificadas como relações de transformações e variações, uma vez que variam com o passar do tempo.

2- Montaigne também afirma que se deve considerar a religião dos

habitantes quando se propuser uma lei. Que quer dizer a palavra religião?

Mencione alguns exemplos em que a noção de ligar ou vincular aparece.

(Unidade 8, cap. 2 - A experiência do sagrado).

A palavra religião originou-se do latim assim, originalmente recebe a denominação de Religio. O prefixo Re indica o termo outra vez e o verbo Ligare significa unir, ligar ou vincular. Portanto, a religião é considerada um vínculo e une o mundo profano, a natureza e as divindades.

Em várias culturas esse vínculo é estabelecido quando há a fundação de uma vila, aldeia ou cidade. Dessa forma, um guia religioso é encarregado de traçar figuras geométricas pelo chão e repetir os gestos pelo ar assim, esses dois gestos delimitarão um novo espaço considerado consagrado e sagrado, uma vez que houve a simbolização no solo e no ar. Feito isso, será montado um santuário (templo) e ao seu redor, as moradias da comunidade serão fixadas.

Essa cerimônia descrita é conhecida como ligação fundadora e também, ocorre de maneira similar da religião judaica, pois, Jeová indica a Terra Prometida ao povo, e nela já povoada seria colocada uma Arca da Aliança, para reafirmar o vínculo de união entre Deus e o povo.

No Cristianismo a religião também é vista como um gesto de união porque, através da sacralização e da consagração é estabelecida à ideia de um espaço sagrado.

Portanto, a religião organiza um determinado espaço simbólico e lhe atribui aspectos e valores culturais.

Pode-se concluir que a verdade já está inserida na religião e por isso, não há possibilidade de mudanças e questionamentos.

Fernanda Gonçalves Direito noturno B R.A:14.3804-3

Avaliação de Filosofia.

1) Michel de Montaigne (filósofo e político francês) afirma que o legislador deve levar em conta tanto aspectos naturais quanto culturais na elaboração das leis. Explique como foi o processo de separação - e depois de oposição - ocorrido entre Natureza e Cultura a partir do século XVIII. (Unidade 8, cap. 1 - A Cultura).

A partir do século XVIII, a cultura tornou-se sinônimo da civilização, pois ela passou a significar os resultados da formação e da educação dos seres humanos, esses então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com