TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES HISTÓRICAS E TEÓRMAS DO SERVIÇO SOCIAL METODOLÓGICO

Projeto de pesquisa: BASES HISTÓRICAS E TEÓRMAS DO SERVIÇO SOCIAL METODOLÓGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.178 Palavras (17 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

SINTEC – PAU DOS FERROS

FERNANDA DE PAIVA RODRIGUES - RA: 7937702896

LAURA RAISSA SILVA ALVES – RA:

MARIA RAFAELA ROCHA – RA: 9986652754

VANIELLY FERNANDES URBANO AIRES – RA: 7530657754

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I.

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial da disciplina Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social, orientada pela Professora Elaine Cristina Vaz Gomes, do 2º período do curso de Serviço Social, do Centro de Educação a Distância, Universidade Anhanguera – UNIDERP.

PAU DOS FERROS/RN

29 DE SETEMBRO DE 2013.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------- 4

2– TEXTO: A RELATIVIDADE DO FILME TEMPOS MODERNOS COM A TEMATICA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL-----------------------------------------------------------------5

3 – TEXTO: INTERCALANDO O CONCEITO DE MUDAR, AS CONSEQUÊNCIAS DO DESEMPREGO E A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO, COM BASE NA OBRA “SERVIÇO SOCIAL: A ILUSÃO DE SERVIR”------------------------------8

4-TEXTO: DEFININDO O TERMO “AJUDA”, REVELANDO O “PORQUE DE AJUDAR” E “COMO AJUDAR”--------------------------------------------------------------------------------- 10

5– TEXTO: DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIAIS DA CIDADE DE SÃO MIGUEL-RN ----------------------------------------------------------------------------------- 13

6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------------------15

7 - REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------------17

1- INTRODUÇÃO:

Este estudo teve como motivação inicial as inquietações do grupo a respeito das diferentes concepções de políticas sociais, das quais tomamos conhecimento no decorrer das pesquisas de Serviço Social. A importância essencial em abordar este tema está no fato dele propiciar a compreensão das políticas sociais em seu contexto histórico e os reflexos na sociedade moderna.

A pesquisa do grupo era saber se as políticas sociais eram uma concessão do Estado para atender a classe trabalhadora, ou se estas, eram conquistas dessa classe, sendo nosso objetivo conhecer o quê levava a existência de diferentes concepções de políticas sociais.

Para atingir nosso objetivo, utilizamos a pesquisa bibliográfica que nos possibilitou um maior contato com o tema através de dados concretos, ou seja, reunimos um conjunto de conhecimentos relacionados a política social que nos permitiram selecionar, fichar, organizar e arquivar tópicos de interesse para a pesquisa em pauta.

Para entender a organização e as transformações das políticas sociais foi necessário abordar seu processo histórico, bem como, mudanças de âmbito social, econômico e político da sociedade moderna.

A questão social é uma categoria que expressa a contradição no modo de produção capitalista, no qual, a riqueza socialmente produzida pelos trabalhadores é apropriada pelos capitalistas. Este estudo enfatizou a questão social como expressão das mudanças ocorridas na sociedade e nele, buscamos compreender a relação entre a questão social, o Estado e as políticas sociais, ou seja, procuramos abordar o Estado, no

sistema capitalista, com seu papel regulador de conflitos sociais, que irá enfrentar as expressões da questão social de modo fragmentado e parcial.

2- TEXTO: A RELATIVIDADE DO FILME TEMPOS MODERNOS (CHARLES CHAPLIN) COM A TEMATICA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.

Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego. A figura central do filme é Carlitos, o personagem de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida dos operários na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde os operários são engolidos pelo poder do capitalismo é perseguido por suas idéias.

Na Segunda parte, o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões.

Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernas, com a situação atual, podemos afirmar que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição socioeconômica do homem continua relegada o segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme supra a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.

Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que os deixava muitas vezes estafados neuróticos em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com