TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behavirismo & Psicanálise: Contribuições Para Educação

Trabalho Escolar: Behavirismo & Psicanálise: Contribuições Para Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4

Behavirismo & Psicanálise: contribuições para educação

As duas teorias focam na importância da felicidade, bem-estar e prazer. Ambas acreditam quem a educação deve ser democrática.

No Behavirismo o aprendizado ocorre de acordo com o estimulo que é enviado ao aluno e a resposta que ele dará a esse estimulo, onde o comportamento desse aluno será observado como resposta ao estimulo que lhe foi dado. De modo que nessa teoria o aluno aprende sobre o mundo reagindo as situações e caracteriscas ambientais. Os principais teóricos do Behaviorismo são: E.L. Thorndike, Ivan Pavlov, J.B. Watson e B.F Skinner.

J.B. Watson afirmava que existe resposta imediata para qualquer tipo de estimulo, e que existe qualquer resposa para um estimulo, e a partir disso ele aplicou teorias de estimulo e respostas em crianças pequenas e além disso fez estudos com o condicionamento do medo. Na educação o behaviorismo consiste em modificar o comportamento do professor e do aluno melhorando assim a aprendizagem, Watson era fimer quando considerava que a transformação do ser pela educação era possível.

“Deem-me uma duzia de crianças saidas, bem constituidas e a espécie de mundo que preciso para educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas, ao acaso, prepara-la-ei para se tornar um especialista que eu selecione: um médico, um comerciante, um advogadoe, sim até um pedinte ou ladrão, independentemente dos seus taletos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus antepassados.” (J.B. WATSON)

Ivan Pavlov desenvolveu a o concionamento clássico, que é um processo de aprendizagem que um estimulo neutro quando repetido com um estimulo eficaz acaba produzindo uma resposta que antes não existia, ele demonstra que ocorre um processo de associação. Já B.F. Skinner estabeleceu a aprendizagem pelo condicionamento operante onde respostas são aprendidas pelo indivíduo pois afeta o ambiente, ele é condicionado pelas suas ações no ambiente em que vive.

Na teoria de B.F. Skinner é abordado também a questão dos reforços, onde existe o reforço positivo e o reforço negativo. O reforço positivo acontece após um comportamente desejado, então se a criança tira um nota boa ela recebe um presente dos pais, ou um elogio do professor em sala de aula, e o reforço negativo é quando a criança não tem um bom comportamento ou tira notas ruins, os pais podem deixa-lo de castigo e o professor em sala de aula não elegia mais o aluno.

A teoria de E.L. Thorndike é a lei do efeito que é semelhante com a teoria de condicionamento operante de Skinner. Na lei do efeito Thorndike considera que a ação que têm bons resultados agradáveis para o indivíduo tende a se repetir e as que tem resultados desagradaveis, tendem a desaparecer.

A psicanálise é um area de conhecimento do estudo do inconsciente humano, que foi apresentada ao mundo por Sigmund Freud. Freud afirmou que a educação tem um papel fundamental na inibição de pensamento, pois para ele a repressão da sexualidade acaba debilitando o pensamento e isso causa auto punição. Essa é uma nova visão sobre a educação que debilita o pensamento.

“A educação das mulheres impede que se ocupem intelectualmente dos problemas sexuais, embora o assunto lhes desperte uma extrema curiosidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com