TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA COMPORTAMENTAL- behavirismo

Resenha: TEORIA COMPORTAMENTAL- behavirismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA COMPORTAMENTAL- behavirismo

Marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na organização, estudando a motivação humana (suas necessidades básicas), definindo estilos de administração, caracterizando as organizações como sistemas sociais cooperativos e como sistemas de decisões o processo decisório, abandonando as posições normativas e prescritas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.

Proposições Sobre a Motivação Humana; Segundo os autores behavioristas, o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana ////

Hierarquia das Necessidades de Maslow:

apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência. Nessa hierarquia das necessidades (pirâmide de Maslow), encontram-se cinco níveis de necessidades:

1. Necessidades Fisiológicas: alimentação, sono e repouso, de abrigo, desejo sexual, etc.

2. Necessidades de Segurança: segurança, estabilidade, proteção contra a ameaça ou privação, e a fuga ao perigo.

3. Necessidades Sociais: necessidade de associação, participação, aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.

4. Necessidades de Estima: Envolvem a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração.

5. Necessidades de Auto-realização: necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia.

TEORIA ESTRUTURALISTA OU BUROCRÁTICA

Onde a organização é eficiente por excelência, e detalha passo a passo do que deve ser feito e como. Baseando em alguns princípios:

formalização; divisão do trabalho; hierárquie; competência técnica e meritocracia

ABORDAGEM SISTÊMICA

É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior.e. Ele se preocupa com o globalismo e com a totalidade, o tipo de visão voltada para o todo que denominamos como abordagem sistêmica.

A cibernética foi um movimento criado por Norbet Wiener ao redor de 1943, para esclarecer as chamadas “áreas brancas do mapa da ciência”. Este movimento teve a reunião de uma equipe de cientistas de diversas especialidades, cada autoridade em seu campo, mas com razoáveis conhecimentos nos campos dos seus colegas.

 

 Definição de cibernética, é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja máquina, que permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências, isto é, oferece sistema de organização e de processamento de informações e controles que auxiliam as outras ciências.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »