TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Rene Descartes

Por:   •  12/5/2015  •  Bibliografia  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

Biografia Matemático: René Descartes

René Descartes nasceu no dia  31 de março de 1596,e faleceu no dia 11 de fevereiro de 1650  , foi um matemático, filósofo e físico , de nacionalidade francesa. Famoso por ser autor da frase “ Penso , logo existo”. Considerado o pai do racionalismo , criador e inventor do pensamento cartesiano, um sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna . Sua maior preocupação era com a clareza e com a ordem, propôs também a fazer uma filosofia que jamais acreditaria no falso ou duvidoso, que se fundamentasse exclusivamente a uma única verdade. Uma nova visão da natureza anulando o significado e moral e religioso dos fenômenos naturais. Determinava que a ciência não deveria ser especulativa e sim prática, ou seja , sem hipóteses e sim provas , estudos fundamentados .

“ O discurso sobre o método “, obra de Descartes, é um tratado filosófico e matemático, publicado na França em 1637 e traduzida para o latim em 1656. Em toda obra prevalece a autoridade da razão.

René Descartes nasceu no dia 31 de março em La Haye, antiga província de Touraine, hoje Descartes , na França. Filho de Joachim Descartes, juiz e advogado, também proprietário de terras, com titulo de escudeiro, considerado primeiro grau de nobreza, também era conselheiro no Parlamento Rennes  na vizinha cidade de Bretanha.

René Descartes estudou no colégio Jesuíta Royal Henry – Le Grand , que era estabelecido no Castelo De La Flèche, dando aos jesuítas         pelo Rei Henrique IV. Na época simplesmente o colégio mais prestigiado da França, que tinha como objetivo principal treinar as melhores mentes. Descartes estudou durante  8 anos de 1607 até 1615.

Formou-se em direito pela universidade de Poitiers, após dois anos, ingressou no exército do príncipe Mauricio Nassau, Na Holanda , onde estabelece contato com as descobertas recentes da Matemática. Aos 22 anos, começa a formular a sua “ geometria analítica “ e seu “método de raciocinar corretamente “. Rompe com a filosofia aristotélica , adotada nas academias e, em 1619, propõe uma ciência  unitária e universal, lançando as bases do método cientifico moderno.

Sua principal obra foi “ O Discurso Sobre o Método “ (1637), na qual  apresenta o seu método de raciocínio, “ Penso, logo existo”, ou seja, a base de toda sua filosofia e do futuro racionalismo cientifico. Na obra Descartes expõe quatro regras para se chegar ao conhecimento: nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal; problemas têm de ser analisados e resolvido sistemicamente; considerações devem partir dos mais simples para o mais complexo; e o procedimento deve ser revisto novamente do começo ao fim, para que nada importante seja omitido.

Em 1649 , vai trabalhar como instrutor da Rainha Cristina na Suécia. Com uma saúde muito frágil , René Descartes morre de pneumonia no dia 11 de fevereiro no ano de 1650.

As principais obras de René Descartes foram:

  • Regras Para Orientação do Espirito , 1628
  • O Discurso Sobre o Método, 1637
  • Geometria, 1637
  • Meditações        Sobre a Filosofia Primeira , 1641
  • Princípios da Filosofia, 1644

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com