TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boécio. A Consolidação Da Filosofia

Dissertações: Boécio. A Consolidação Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Boécio preso injustamente por crimes político consegue amparado em meio aos seus conflitos no cerne seu mundo interior ou, perturbações que afligiam a sua alma por conta de temas que instigavam o homem, e o levera a questionar-se e desta, forma encontrar as respostas para tais temas, a forma com a qual Boécio trata esses temas é através do seu próprio conhecimento, conhecimento este representado por uma figura feminina, mas que amparada de tanto conhecimento que diante dele se postava forte e absolutamente soberana perante todo e qualquer assunto, em forma de dialoga, Boécio começa então sobre a virtude que para a filosofia a virtude está no cerne do mundo interior do homem, mas que por conta da paixão entrega-se ao mundo exterior, desta forma ausentando-se a verdadeira essência da razão, a felicidade

Introdução

Severino Boécio (480-524) um importante pensador, um político que foi preso injustamente por suposta pratica de crimes políticos, sua acusações foram roubar dinheiro publico, esconder documentos do senado entre outros.

Preso, Boécio em meio a torturas dá inicio a uma obra de suma importância para os medievais que através dela servirá para solucionar diversas questões, a fim de se observar com atenção a verdade.

Na prisão Boécio passa a escrever o seu livro “A consolidação da Filosofia” que graças a sua prisão ele pôde no âmbito do cerne interior, encontrar-se com a filosofia que se apresenta em forma de mulher cheia de luz força e grandeza que parecia ter vivido em todos os tempos, de tamanho humano, mais gigante por sua nobreza.

Surpreso com tal apresentação, Boécio argumenta com tal, e discorre sobre seus sentimentos, aflições, perturbações de sua alma.

Desta forma Boécio trata em sua obra “A consolidação da Filosofia” os temas no qual o homem por sua vez, botavam em pauta em suas discussões, causando intriga e interesse do mesmo, temas como virtude, felicidade, bem, liberdade, deus.

Esta é uma obra que foi escrita por Boécio, no ápice do seu cerne interior, no cume de sua alma afligida por perturbações buscando respostas para elas na filosofia.

A Concepção de Boécio sobre a Liberdade

Para Boécio a liberdade se faz presente em todos os aspectos diante da razão do homem, para que desta forma o homem seja capaz de julgar e por isso é livre.

Mas diante de seus próprios critérios levados pela razão, esquece da divina providencia de Deus, pois para Boécio somente através da compreensão da divina providencia o homem encontra a verdadeira liberdade

“ele tudo vê e tudo ouve

Assim é Febo, que ilumina com uma límpida luz:

Talo canta Homero, de cuja boca corre o mel;

E no entanto ele é capaz de sondar

As secretas profundezas da terra ou do oceano,

Pois para isso seus raios são muito fracos.

Mas assim não é o Criador do vasto mundo:

Nada faz obstáculo ao seu olhar

Que pousa sobre todas as coisas;

Nem a terra opaca nem o negrume de uma noite nebulosa.

Tudo que é foi e será,

Ele o vê de uma só vez;

É a ele, pois somente a ele vê tudo,

Que podemos chamar de verdadeiro sol.”

O elo entre o homem e Deus é a esperança e a prece, mas por outro lado através da humildade alcançamos a graça divina, mas uma vez, que quebramos esse elo se perde a verdadeira liberdade

O único relacionamento existente entre os homens e Deus, que é a esperança e a prece, seria dessa forma suprimido. E se, por outro lado, ao preço de uma justa humildade; merecêssemos o inevitável premio da graça divina que é o único modo de ser permitido aos homens de se comunicarem com Deus e de se unirem pela súplica a essa luz inacessível antes mesmo de poder gozá-la; e se, uma vez admitida a necessidade de tudo o que será, negássemos a esperança e às preces a menor eficácia, como poderíamos nos reatar e unirmos a esse Principio supremo de todas as coisas? Se as coisas ocorrem assim, é necessário, como tu cantavas a pouco, que o gênero humano esteja ‘separado de seu principio, desintegrado’.

O pensamento e elevação da grandeza moral de Boécio na A consolidação da Filosofia em relação à Liberdade.

Boécio mostra com clareza a presença da filosofia em forma feminina e ao mesmo tempo forte e gigantesca, seu contato com ela em forma de dialogo, Boécio abstrai e transpõe para seus escritos, todo o conhecimento para ser usado na compreensão em relação ao cume da liberdade,

A confiança e a racionalidade encontrada no primeiro capitulam da “A Consolidação da Filosofia”, são sentimentos que fazem com que as pessoas não temem os transtornos mesmo quando o direito à liberdade seja proibido, o exemplo disso é quando Boécio vai para a prisão e conversa com a filosofia.

Haveria eu de abandonar meu discípulo e não tomar também de fardo que suportas e da calúnia que te impuseram? Mas à Filosofia não é lícito deixar caminhando sozinho um discípulo seu. Temeria eu a censura, como se isso jamais tivesse acontecido comigo, e ficaria em pânico? Achas que esta é primeira vez que a Sabedoria se confronta com os perigos e as más ações dos homens? E também não foi assim aos antigos, antes da época de Platão, quando tivemos grandes embates com o perigo da estultícia? E na sua época não estava lá Sócrates, que, vencendo uma morte injusta, foi levado por mim à imortalidade23?

Percebendo que o mundo ou universo, não são regidos pela do acaso. Mas sim pela providencia divina, de forma positiva se faz presente a divina racionalidade de onde tudo se origina e se orienta.

E ela (Filosofia) disse: achas que este mundo é conduzido por fatos acidentais e governado pela Fortuna, ou achas que é governado por uma Razão? Eu (Boécio) respondi: seria impossível crer que universo tão bem ordenado fosse movido pelo cego acaso: sei que Deus preside aos destinados à Sua obra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com