TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOGRAFIA DE NIETZSCHE

Por:   •  24/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.142 Palavras (17 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 17

BIOGRAFIA DE NIETZSCHE

Friedrich Wilhelm Nietzsche, nascido dia 15 de outubro de 1844 em uma pequena cidade na Prússia, se mudou para Naumburg na Alemanha aos 5 anos de idade, na companhia de sua mãe, irmã, tias e avó, pois seu pai e seu irmão havia falecido recentemente. O jovem Nietzsche foi considerado um aluno brilhante, dedicado e com um futuro promissor. Ainda na infância recebeu o apelido de “Pequeno Pastor” ou “Pastorzinho”, pois gostava de ficar lendo a Bíblia para si e para os outros e também porque seu pai e seu avô foram pastores protestantes.

Aos 14 anos de idade, Nietzsche ganha uma bolsa de estudo em uma renomada escola de Pforta. Onde adquiriu fluência em Grego, Latim e, ao mesmo tempo se dedicando em Filosofia e Teologia.

No fim de sua adolescência, Nietzsche teve um período que se dedicou a pratica de orgias sexuais, e arriscou nas artes masculinas de fumar e beber, abandonando-as em seguida por considera-las corruptoras da percepção e pensamentos.

Foi convocado para servir o exercito, na qual logo foi dispensado, pois havia sofrido um acidente durante a cavalgada. Focado nos estudos da Teologia e pesquisas passou a questionar o Cristianismo e, convencido por um de seus professores, abandonou a Teologia, foi morar em Leipzing para estudar Filologia, pois considerava a filologia o estudo das instituições e pensamentos, e não só o estudo das formas literárias, com muita dedicação e esforço aos 24 anos foi nomeado professor de Filologia Clássica da Universidade de Basileia, antes mesmo de adquirir o mestrado.

Em 1870, ocorre a Guerra Franco Prussiana, onde Nietzsche atuou como enfermeiro voluntario, mas logo adoece, com disenteria e difteria, esse é o inicio da falta de saúde que atormentaram por toda sua vida.

A fim de continuar suas atividades, Nietzsche se recupera e volta para Basileia, para concluir o seu primeiro livro: “O Nascimento da Tragédia no espirito da Musica”. Este livro teve grande influencia de Richard Wagner um musico conhecedor da filosofia pessimista de Schopenhauer a quem ele passou a admirar.

Nietzsche passa a se interessar por Schopenhauer por acaso, após ler “O Mundo Como Vontade e Representação”, um livro que não havia feito muito sucesso na época, tendo em seu conteúdo uma ideia principal de que os atos dos seres vivos são frutos de uma cega vontade de viver. Admirado com seu conteúdo e baseado no Ateísmo, trouxe mais inspiração para seus próximos trabalhos.

Em 1872 Nietzsche é considerado polemico e fala sobre a difusão da cultura na Alemanha ao defender a tese de que o ensino não deve ser apenas profissionalizante, mas capacitador do desenvolvimento das faculdades humanas.

Desgostoso com o silencio sobre o seu primeiro livro, afundasse no trabalho e nas reflexões, surge lhe ideias de que a filosofia é o medico da civilização, a filosofia deve ser critica e não passiva.

Após 10 anos dedicando-se ao magistério, renunciou a cadeira de professor, em virtude de seu precário estado de saúde. Nietzsche convivia com fortes dores de cabeça, que não o deixava por um só minuto, sua voz ficou muito débil. Deixando a Universidade passou a viver com uma pequena bonificação pelo seu serviço prestado a comunidade, e tendo que custear suas próximas obras. Seu trabalho Filosófico aumentou dia a dia, resultando em inúmeras obras entre elas: O nascimento da tragédia; As considerações intempestivas; Humano, demasiado humano; Aurora; A gaia ciência; Assim falou Zaratustra; Para além do bem e do mal; Genealogia da Moral; Crepúsculo dos ídolos e o Caso Wagner.

Sua vida amorosa não foi das melhores, foi recusado em seus pedidos de casamento por diversas vezes. Aos 37 anos, conheceu Louise Von Salomé, inteligentíssima e linda jovem russa, na época ela com 21 anos. Ele se apaixona e pede a em casamento. Ela recusa, por três vezes. Esta desilusão amorosa terá grande impacto na vida de Nietzsche, nesta época, estava escrevendo Gaia Ciência, onde a frase que posteriormente o tornou famoso “Deus está morto” é formulada pela primeira vez.

Mesmo apos a publicação de todas suas obras, o silencio é quase absoluto, as pessoas parecem não entende-lo, e encontra dificuldade em achar quem queira ler, mesmo assim, continua seus estudos. Sua rotina basicamente é ler e escrever, isto quando sua doença o permite.

Por causa de sua saúde ele viveu alternadamente na Itália e na Suíça, até que em Turim, encontra ótimos efeitos para sua saúde e lá vive seus últimos momentos de lucidez. Já em 1888, Nietzsche mandava cartas assinadas como Jesus, Cesar, Dionísio, e o Crucificado. Em 3 de Janeiro de 1889  sofreu um colapso que lhe perturbou a lucidez, logo diagnosticado como paralisia atípica. Por conselho medico foi internado em uma clinica Psiquiátrica, e depois passou a conviver em casa materna ate a morte de sua mãe, sua irmã Elisabeth Forster  Nietzsche, através de tramites judiciários, recebeu a custodia de todos os seus escritos, vindo a divulgar os mesmo. Finalmente os livros de Nietzsche começam a fazer sucesso na virada do século, ele obtém reconhecimento, e dinheiro. Mas não adiantava mais, era tarde. Internado no hospício, Nietzsche ainda escreve Minha Irmã e Eu.

Sua Irmã elaborou uma nova edição das obras e, também, passou a difundir seu trabalho e falsificando uma suposta obra “Vontade de Poder”, dando margem a interpretações antissemitas. Foram necessários anos ate que a suas obras finalmente se afaste da ideologia antissemita a favor do fascismo.

Sem recuperar sua sanidade mental, morre dia 25 de agosto de 1900 com 54 anos Friedrich Wilhelm Nietzsche, um homem com a visão sombria, mas que tentou ser arauto da esperança.

“O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte”.

NIETZSCHE

Quem foi Nietzsche?

Nietzsche “o louco”, “o Anarquista”, “o apolítico”, “o herege”, “o idealista romântico”, “o filosofo da literatura”, “o metafisico”, “o intelectual da burguesia”, “o irracionalista”, entre outras acusações.

Ele foi “louco”.

Em janeiro de 1889, aos 44 anos de idade, o pensador que escrevia por aforismas abraça um cavalo que estava sendo chicoteado pelo dono, um fato muito que fora do normal, por conselho medico, Nietzsche foi internado para recuperação em uma clinica psiquiátrica. Já em sua casa, incorpora diferentes entidades e passa a escrever cartas, para os poucos amigos que lhe restam, com assinaturas diferentes como Dioniso, Anticristo, Crucificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com