TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cafe filosofico

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTAS REFERENTES AO LIVRO ODONTOLOGIA DO 3º MILÊNIO, DE MÁRCIA SGRINHELLI & HELOÍSA COELHO.

1. De acordo com Sgrinhelli, “A Odontologia Psicossomática Trilógica vê o cliente como um todo, um Ser Integral, Psicossomático (corpo e alma) e atua muito na prevenção, não só bucal, mas também do corpo em geral, explicando através da Psicanálise Integral as verdadeiras razões que levam o indivíduo a descuidar dos seus dentes e da sua saúde. A influência dos fatores emocionais e psíquicos sobre o organismo reflete-se também nos dentes e no periodonto (tecidos em volta do dente que dão suporte e proteção), que deixam de estar em equilíbrio com os elementos que compõem a harmonia da boca. Observamos com a conduta errônea, os pensamentos fantasiosos, as atitudes invertidas e as chamadas emoções negativas (raiva inveja, medo) geram direta ou indiretamente as mais diversas doenças. Essas emoções negativas não conscientizadas provocam um enorme desequilíbrio no Sistema Imunológico, bem como, no funcionamento das glândulas salivares, e também no desenvolvimento e crescimento dos ossos da face (na infância) podendo gerar cáries, moléstias periodontais, deformações ósseas e dentes mal-posicionados (“dentes tortos”).

Portanto, pergunta-se: O grau de manutenção da saúde, a recuperação e a reparação do organismo aumenta quando o paciente conscientiza-se de seus problemas emocionais? Ou seja, essa conscientização pode ser vista como um método eficaz na prevenção e tratamento das doenças bucais e resultar num melhor proagnóstico?

2. De acordo com Sgrinhelli, “Na ausência de um dente, não se deve fazer uma prótese fixa quando os dentes vizinhos à falha forem íntegros ou apresentarem apenas algumas restaurações porque isto resulta no desgaste de dois dentes saudáveis (que são parcialmente destruídos na execução da prótese fixa) para repor somente um. Além disso, com o passar dos anos, uma prótese fixa, mesmo que bem executada, começa a apresentar problemas (como infiltrações, perdas ósseas, fratura da raiz, etc.) e pode levar à perda dos dentes que foram desgastados. Portanto, nestes casos, devemos planejar outros tios de prótese mais conservadora dos dentes naturais, como por exemplo, prótese adesiva, prótese removível ou CBW. No século XX surgiram os implantes como tentativa de substituir um ou mais dentes ausentes. Vamos explicar porque os iimplantes dentários não dão certo”.

Um dos motivos citados para que os implantes não dessem certo era a osseointegração. Portanto, pergunta-se: A ausência da osseointegração pode ou não estar relacionada a fatores psíquicos?

REFERÊNCIAS

Livro: Odontologia do 3º Milênio, de Márcia Sgrinhelli & Heloísa Coelho

Livro: O dentinho porcalhão, de Márcia Sgrinhelli

http://www.trilogiaanalitica.com.br/norberto-keppe.html - outubro de 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com