TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre nietzche cafe filosofico de viviane mosé

Por:   •  16/11/2016  •  Resenha  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  2.605 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO GUARARAPES

GABRIELA PEREIRA RIBEIRO, N° 9

1° EM

[pic 1]

São Paulo

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ...............................................................................3
  2. NIETZSCHE, NA VISÃO DE VIVIANE MOSÉ ...............................4
  3. CONCLUSÃO..................................................................................5
  4. REFERENCIAS...............................................................................6

INTRODUÇÃO

O filósofo alemão Nietzsche viveu de 1844 a 1900. Mesmo assim foi capaz de antecipar algumas questões que marcaram a vida e o pensamento dos séculos XX e XXI. Hoje, Nietzsche ainda desperta um grande interesse, tanto no meio acadêmico como fora dele.

NIETZSCHE, NA VISÃO DE VIVIANE MOSÉ

Viviane Mosé considera Nietzsche um filosofo erudito, pois vem de outros tempos e é preciso de um pouco mais de esforço para compreendê-lo. Mesmo assim, suas escritas são muito vendidas atualmente.

Nietzsche é um filosofo que criticava a história da filosofia. Nasceu no século XIX, que foi um século marcado por um pensamento de que no futuro as coisas serão diferentes. Os pensamentos e a ciência eram vistos como veículos de transformação social. Ele estuda os gregos pré-socráticos (anteriores a Sócrates, ou seja, anteriores ao nosso modo de pensar). Nietzsche era atraído pela ideia de transformação dos pré-socráticos.

Ele tinha uma mistura de pensamentos do cristianismo, pensamentos arcaicos e da modernidade. Por isso disse a frase: “Não sou um homem sou uma dinamite – Nietzsche”, ou seja, ele era cheio de pensamentos prestes a explodir. Para Nietzsche, não tem nada que salve a historia da filosofia. Construímos o modelo de homem que achamos ser, mas não estamos nem perto de sermos.

Nietzsche não concorda com o pensamento socrático platônico. Para ele, todos são vitimas da interpretação de Sócrates de ver o mundo (que é o pensamento é superior ao corpo).

Nietzsche não baseia o seu pensamento em alguém. Ele olha a questão por cima e faz uma nova interpretação longe dos valores morais impostos a ele.

Ele divide o niilismo, que é quando os valores superiores perdem a importância, em duas partes:

  • Niilismo Reativo: quando a ciência nasce, a religião perde seu valor.
  • Niilismo Negativo: quando a pessoa nega esta vida em nome da outra.

Para Nietzsche, todo idealismo era um niilismo na medida em que o idealista quando adota seu modo de pensar, refugia-se num mundo em que nega a realidade que o cerca. O idealista tenta mudar o mundo através de sua filosofia pré-concebida.

O Super Homem seria aquele parte da afirmação da morte, inventa a si mesmo ao invés de aceitar modelos estabelecidos, tem coragem de lidar a cada segundo de sua vida com o conflito que é a escolha de cada situação e que não atribui isso nem a Deus, nem a moral estabelecida, nem a ninguém. Então na verdade, o Super Homem do Nietzsche é o homem que se supera e se inventa no presente.

CONCLUSÃO

Nietzsche foi um grande filosofo do século XIX. Ele criticava duramente a história da filosofia. Estudava os filósofos pré-socráticos, pois era atraído pela ideia de transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com