TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Fisiológico Na Prova De 400 Metros Rasos

Artigo: Comportamento Fisiológico Na Prova De 400 Metros Rasos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  1.495 Visualizações

Página 1 de 2

Modalidade: Atletismo (400m rasos)

Logo no início da prova o SNC atua de forma primordial e essencial, trabalhando com a resposta do estímulo auditivo (tiro) para que os atletas iniciem a prova. Algums atletas tem uma melhor capacidade de captação desse estímulo e conseguem ganhar alguns milésimos de segundos (porém significativos) logo no início da prova. O mecanismo de resposta a um estímulo é composto por uma série de estruturas:

• Receptores sensoriais: recebem o estímulos;

• Fibras nervosas sensitivas: Transmitem os impulsos nervosos aos centros nervosos;

• Centros nervosos: Analisam a informação e elaboram respostas;

• Fibras nervosas motoras: Transmitem a informação dos centros nervosos para os órgãos efetores;

• Órgãos efetores: Executam a reposta.

Nessa atividade o metabolismo anaeróbio (ATP-PC e glicólise) é amplamente predominante no fornecimento energético. No metabolismo anaeróbico láctico, o lactato é o produto final da degradação da molécula de glicose (açúcar) utilizada para a produção de energia (ATP). Isso ocorre porque não há oxigênio (O2) suficiente para que ocorra o sistema de metabolismo aeróbico.

O lactato produzido no músculo vai para a corrente sanguínea e daí para o fígado, onde é removido do sangue e metabolizado.

Para a execução bem sucedida dessa prova o sistema muscular deve ser capaz de utilizar a velocidade, que se caracteriza pela passagem da fase de aceleração para velocidade máxima, também é necessário o uso da força, para que se consiga atingir essa velocidade máxima e mantê-la e por fim a resistência muscular, que será essencial para que o atleta permaneça pelo maior tempo possível nessa velocidade ou, ao menos, não perca tanta velocidade na execução da prova.

Após a execução dessa prova o sistema Cardiorrespiratório atua na recuperação desse indivíduo, geralmente esses atletas, mesmo sendo velocistas, possuem um alto índice de VO2, explicado pelas cargas de treinos e recuperação pós esforço, onde este sistema desse atuar para distribuir rapidamente O2 para o corpo auxiliando na recuperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com