TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consciência

Resenha: Consciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Consciência

No século XVII, o francês René Descartes afirmou que no cérebro se ‘assentava’ a alma, a consciência superior do homem. A ideia vinha ilustrada com a figura de um rapaz com um dos pés muito perto de uma fogueira. Distingue-se no desenho, desde esse pé, um feixe nervoso interno indo através do braço, passando pelo tronco e pescoço, até chegar dentro da cabeça. Ali, no cérebro, o estímulo potencialmente lesivo do fogo alcançaria a consciência. As sensações de calor ou de dor seriam percebidas na consciência, e não no corpo.

Descartes teria decidido que matéria e espírito são duas essências da vida que o homem não poderia juntar. Mas o seu cérebro, sim. Talvez seja esse o maior dos mistérios! Uns poucos sábios se aventuraram, e bem recentemente, a postular sobre a consciência e o cérebro. A natureza destes, a interdependência entre eles, é hoje estudada por uma quantidade de disciplinas.

Mas não foi sempre assim, o começo foi de tentativas, muitas vezes religiosas ou pessoais. Voltando a Descartes: forjou ele uma dicotomia entre cérebro e mente. Essa idéia estabeleceu-se como um dos maiores enigmas da época moderna, que ainda hoje persiste com a denominação de dualismo cartesiano. No século XIX, o inglês Charles Darwin mexeu com o mundo científico com suas descrições e teorias sobre a origem das espécies. Ele mostrou que estamos ligados, por parentesco comum, a todos os organismos vivos. Que evoluímos a partir de primatas simiescos do passado.

Isso implica em que o cérebro humano de hoje resulta de modificações ocorridas nesses nossos ancestrais, que lograram sucesso frente às demandas de adaptação ao meio ambiente num lento e constante caminho no sentido de conquistar a sobrevivência e de palmilhar a evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com