TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convite a filosofia

Por:   •  27/9/2016  •  Bibliografia  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade São Salvador

Curso: Serviço Social

Disciplina: Filosofia

Professora: Melquiades Neto

Aluna: Driele Santos de Jesus.

SESAM01

Convite a Filosofia. Chauí, Marilena, Ed. Ática, São Paulo, 2000.

Aspectos importantes.

O texto de Marilena Chauí, nos mostra coisas que passamos em nosso dia a dia como: afirmativas, negações, desejos, aceitações entre outras situações.

Um trecho que diz ‘’ ... Também é comum ouvirmos os pais e amigos dizerem que somos muito subjetivos, quando o assunto é o namorado ou namorada ...’’, ou seja subjetividade em filosofia significa, meios que a gente não precisa medir, o quanto gostamos, o quanto sentimos ...

A filosofa em si, representa verdade, então quando fazemos perguntas queremos resposta objetivas e concretas. Filosofia não é só um modo de pensar mas uma aspiração do conhecimento lógico.

Quando gostamos de alguém ou vemos igualdade em tais pessoas acreditamos que certos gostos nos tornam semelhantes ou diferentes delas, fazendo assim nos mesmos darmos características as essas pessoas.

A atitude filosófica tende a ser crítica e criativa sobre a realidade do mundo. Torna-se critica porque o ser humano tomado por ‘certa ‘atitude, tem dúvidas de verdades já estabelecidas pela sociedade.

Na atitude crítica o seu primeiro ponto é negativo, impondo limites aos ‘’nãos’’ e ao que todo mundo diz e pensa, A segunda característica é positiva , é o porquê dos fatos coisas que são fundamentais na filosofia .

A filosofia diz não a crença e preconceitos do senso comum, pois o patrono o grego Sócrates afirmava que a primeira e fundamental verdade filosófica é dizer sei que nada sei .

Concluindo que, a filosofia desde antigamente, nos favorece a verdade fazendo com que ela seja respeitada e explicar o que torna verdadeiro ou falso o portador da verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com