TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crenças, atitudes e valores

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

MAURÍCIO CASTANHEIRA – FILOSOFIA

CLARA PEIXOTO FARIAS

CRENÇAS, ATITUDES E VALORES

        O ser humano vive em um mundo onde inovações são constantes, devido a novas tecnologias, entre outros. Essas inovações podem alterar a maneira com que a sociedade se comporta. Entretanto, existem limites nos quais essas inovações são capazes de provocar mudanças.

As crenças estão presentes na camada mais externa do ser, é aquilo que leva em consideração muitos estímulos do mundo externo. As crenças podem mudar de acordo com o tempo, a necessidade ou até mesmo devido a uma reflexão sobre o assunto que o fez perceber de um outro ponto de vista. Por exemplo, ditados populares são crenças trazidas através de gerações que podem ser positivos ou negativos. Nós escutamos esses ditados e acabamos absorvendo, mas não quer dizer que você acredite naquilo de verdade, mas acaba sendo um consenso geral.

As atitudes estão na camada intermediária, elas são a “média” entre o que você absorve do mundo interno com a maneira que você vai interpretar esses estímulos. Elas estão relacionadas a aspectos afetivos. O dia a dia das pessoas está repleto de decisões, a maioria delas estão à frente do dilema ‘Que caminho seguir?’ Essas decisões são pautadas em uma ponderação do que é melhor para você, leva em consideração necessidades pessoais ou de um grupo junto com o que é certo ou errado para a sociedade.

Valores são inflexíveis, começam a ser transmitidos pela família, mas vão se aperfeiçoando quando o indivíduo se insere na vida social e começa a observar e usar suas experiências para isso. Podem ser baseados na cultura, tradição, religião. Ninguém é capaz de mudá-los, são os ideais que você acredita. Os valores morais são diferentes, cada ser humano possui os seus. Por exemplo, um pode acreditar que uma ação é correta, enquanto outro a julga errada. Mas é necessário que haja respeito de ambas as partes, cada cidadão tem seus valores e opiniões.

Conclui-se que os seres humanos possuem crenças que podem ser alteradas de acordo com as mudanças do mundo externo, atitudes que são balanceadas entre seus valores e crenças e por fim, valores que são inquebráveis que formam o caráter do cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com