TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atitude e satisfação no trabalho. Emoções e sentimentos. personalidade e valores

Tese: Atitude e satisfação no trabalho. Emoções e sentimentos. personalidade e valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

Atitudes e satisfação no trabalho. Emoções e sentimentos. Personalidade

e valores.

O lobista Nick Naylor atua como porta-voz de uma associação defensa do tabaco, assumindo papel por período integral, tanto na vida profissional, quanto na pessoal. Ao ser questionado em relação aos valores que defende, apenas afirma: Sou pago para falar. E faço isso bem feito.

Nas empresas, para que haja uma coesão entre os seus interesses e dos profissionais que nelas atuam está dentro dos valores pessoais e organizacionais, de forma que com as atitudes o profissional compactua com filosofia da empresa como uma verdade, passando a ser o próprio espelho da mesma.

Nick, em todos os momentos refere-se à empresa como se a figura da mesma fosse a imagem dele e vice e versa.

A cena analisada que ocorre ás 01:06:01 onde Nick Naylor, questiona à jornalista Heather Holloway, o motivo a qual a mesma ter dados detalhes íntimos da profissão do lobista em uma matéria de jornal, que de forma subjetiva, ele havia se negado a dizer. Na verdade, ele em nenhum momento detalha o que não autorizaria ser divulgado, apenas desliga o gravador ao confessar que defende a empresa, pois tem ‘contas a pagar (termo usado no filme – preciso pagar a hipoteca).

Quando essa mesma jornalista divulga todos os detalhes que ele disse nas entrelinhas, e o prejudica com tais informações, e se vê questionada por ele, dá a mesma resposta: fiz isso, pois tenho contas a pagar.

Acreditamos que essa cena é a mais expressiva no filme dentro do que estamos analisando, pois, tanto um personagem como o outro, mesmo atuando em papéis opostos, ambos assumem o papel de fiéis representantes de suas empresas, apesar de terem propósitos morais questionáveis para muitos. Percebe-se que a questão moral é relativa considerando que a filosofia de empresa e profissional pode ser compatível. Se é, ambos compactuam de sua verdade, independente do que é certo ou errado.

Em conclusão, tanto os profissionais, quanto as empresas devem levar em conta os valores e as filosofias das quais acreditam e defendem e o sucesso desta troca só pode acontecer quando ambos defendem o mesmo propósito.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Obrigado_por_Fumar

http://www.baixarfilmesdublados.net/baixar-filme-obrigado-por-fumar-dublado/

ZANELLI, José C. (org). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Cap.9, parte II, Porto

Alegre: Artmed, 2004

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 14. ed São Paulo: Prentice-Hall, 2010. Cap. 03

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com