TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Sobre Valores e Atitudes

Por:   •  27/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso

Uma empresa que atua na prestação de serviços de telefonia, apesar de grandes qualidades, enfrenta alguns problemas urgentes. Ela enfrenta seríssimas questões organizacionais: os colaboradores da empresa se sentem excluídos das decisões estratégicas; o canal de comunicação é deficiente, não havendo clareza da missão, visão e valores da empresa; não existe perspectiva de crescimento de carreira; os gerentes não foram preparados para a posição (eram técnicos muito competentes que foram promovidos e isso não significa necessariamente boas habilidades para a nova posição); insatisfação por parte dos funcionários na escolha das posições de diretores (não necessariamente nas pessoas em si, mas no processo estabelecido pela empresa para selecioná-los). Por conta destes fatores, os colaboradores se encontram altamente descomprometidos com o trabalho. Altos índices de atrasos e faltas, não cumprimento de tarefas dentro do prazo, falta de atenção e reclamações frequentes.

Situação com o tema:

O caso envolve assuntos ligados às três abordagens: valores, atitudes e percepção. Os problemas citados em relação aos colaboradores mostram que está havendo um descomprometimento destes para com o trabalho, justificado pela má gestão atual. Esse descaso dos colaboradores e gestores é uma atitude negativa destes para com o trabalho.

Objetivos individuais aos objetivos organizacionais, culminando na efetiva identificação dos colaboradores (trabalhadores internos) com os valores da organização

Teorias psicológicas e filosóficas afirmam que o meio altera o comportamento do homem. Muitas dessas teses defendem que uma pequena parte da população é o que é em qualquer circunstância, porém a grande maioria está inserida numa faixa das que dependem das circunstâncias e oportunidades. Seguindo essa linha de raciocínio, cerca de 7% das pessoas são genuinamente comprometidas, 7% são imutavelmente descomprometidas e as outras 86% dependem do meio e das oportunidades em que vivem.

objetivos individuais aos objetivos organizacionais, culminando na efetiva identificação dos colaboradores (trabalhadores internos) com os valores da organização

Solução:

Em primeiro plano, a diretoria precisa estar alinhada com os valores da organização, objetivos estratégicos e metodologias para que as outras propostas funcionem.

Os valores organizacionais de uma empresa são extremamente importantes para que se obtenha sucesso no segmento de mercado no qual a empresa faz parte. Eles ajudam os colaboradores a trabalharem para um propósito e ajudam as organizações a definirem normas e padrões a serem seguidos; influenciam a percepção dos indivíduos, suas atitudes e seus comportamentos.

Um componente precisando de ajuste é a comunicação da empresa: é vital que um canal de comunicação confiável e aberto seja estruturado entre os níveis operacional, tático e estratégico. Com isso, não só os funcionários se sentirão mais ouvidos e acolhidos pela a empresa, mas possibilitará que outras medidas sejam implantadas com mais facilidade e que a diretoria colha feedbacks claros e verdadeiros para que possíveis e necessários ajustes sejam executados o mais rápido possível, evitando prejudicar o bom resultado da empresa.

Outro fator a ser trabalhado é como os gerentes são selecionados e como capacitar melhor os gerentes que já estão nessa posição. Para isso, exige-se uma análise mais profunda dos valores, objetivos estratégicos e plano de carreira para que sejam determinadas as competências necessárias para essa posição e um plano de desenvolvimento para cada funcionário que a almeje. Para capacitá-los, é interesse apostar em treinamentos para a atual gerencia com capacitações que incluam, por exemplo: como gerenciar uma equipe, gerenciamento de projetos, metodologia de feedback.

Na questão envolvendo a falta de perspectiva de crescimento profissional, deve ser realizado um plano de carreira mais estruturado e transparente. Essa questão pode mexer muito com a motivação dos funcionários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com