TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Monografias: Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  1.268 Visualizações

Página 1 de 6

Questionário - Conhecimento

1. Faça um quadro comparativo das características do instinto, da inteligência concreta e da inteligência abstrata.

Instinto Inteligência Concreta Inteligência Abstrata

Instinto é a força oculta que solicita os seres orgânicos à realização de atos espontâneos e involuntários, em vista à sua conservação. Nos atos instintivos, não há reflexão, nem premeditação.

A inteligência concreta é representada pelo o Animal e pelo Home porque são espécies que tem instintos, atos inconsciente que não pensamos para os realizar e que depende dos sentidos, por exemplo, se um ser humano queimar a mão sem pensar, é um instinto imediato que só reage assim com a ajuda da sensibilidade dos nervos (tato) A inteligência abstrata é representada pelo ser humano pois é o único ser que consegue raciocinar, deliberar, planejar antes de realizar uma ação, ou seja, tem uma ideia sobre o objeto.

2. Faça um quadro comparativo das características da linguagem animal e da linguagem humana.

Linguagem Humana Linguagem Animal

Os Homens comunicam essencialmente por sons/gestos e movimento corporal. No entanto, possuem a capacidade de interiorizar uma produção comunicativa através de integração social (feedback).

Os animais também comunicam por sons ou movimentos corporais, mas de uma forma muito básica.

3. Caracterize e distinga estes dois tipos de atos: uma aranha tecendo a teia e um chimpanzé subindo em um caixote para alcançar uma banana.

Uma teia de aranha, embora cause admiração, é resultado de ações instintivas, inatas do animal, que não leva em conta a finalidade das ações praticadas. É o que se afirma com observações atentas do comportamento animal,

E o caso do chimpanzé, que supera o instinto, apresentando uma inteligência prática. Essa inteligência prática do animal é uma inteligência vivida apenas no momento do problema, trata-se de um gesto útil, que não segue adiante, pois o animal não inventa o instrumento que lhe permite chegar até a banana, nem se quer o conserva para o uso posterior, diferente do ser humano, que desenvolve uma inteligência abstrata.

4. Comente: "Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colmeias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre-de-obras. Mas há algo em que o pior mestre-de-obras é superior à melhor abelha, e é o fato de que, antes de executar a construção, ele a projeta em seu cérebro". (Karl Marx)

As abelhas e aranhas ( entre tantos animais que geram Coisas) fazem seus trabalhos com habilidade pois ja nascem com aquela técnica. Nos homens temos a capacidade de realizar uma obra. Errar algo na obra. E aperfeiçoarmos a obra com o nosso erro.

Entre outras palavras ele quis dizer que o homem é capaz de pensar, errar e a aperfeiçoar seu erro até que ele atinja a excelência.

5. Comente: Sísifo, condenado, após a morte, a empurrar nos Infernos uma pedra até o alto de uma montanha, de onde ela torna a cair sem cessar, não trabalha, pois seu esforço não serve para nada.

A tarefa de Sísifo não é um trabalho alienado, neste o trabalhador não sabe o que é o produto final, mas Sísifo sabia de sua tarefa e por que a fazia.

6. Explique o que significa: "Pelo trabalho o homem se autoproduz".

Que através do trabalho, ele cresce, ele aprende mais, ele amadureceu mais, realmente ele cresce interiormente, psicologicamente, e ele a partir desse crescimento pode se produz, podendo se tornar uma nova pessoa.

7. Critique o uso da expressão "nu natural".

O uso da expressão nu natural não é correto, pois o corpo humano em nossa concepção “socialmente” nunca é apresentado totalmente nu, o nu para nós não é nada natural.

8. Procure informar-se sobre a história de Tarzan. Com base no que foi estudado neste capítulo e no texto sobre as meninas-lobo, explique por que essa lenda é inverossímil. Leia o texto complementar e responda às questões de 9 a 12.

A lenda do Tarzan como todos sabem, retrata quem são os civilizados e quem são os selvagens, porém com acontecimentos inverossímeis. A lenda conta que ele é uma criança criada por macacos e então vive a lei da selva e não conhece o mundo dos humanos. Depois de um tempo, ele vai à sociedade por causa de uma herança a ele atribuída e passa a agir como humano, mas se pensarmos na realidade não é possível sair repentinamente de uma forma de vida e ir para outra, como aconteceu na lenda, sem que haja uma humanização. Na verdade um ser humano só consegue se humanizar com outro, e não é o que acontece com ele. No caso das meninas-lobo sabemos que é real, pois elas foram humanizadas, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com