TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Culturas Judaica, Grega E Cristã

Artigo: Culturas Judaica, Grega E Cristã. Pesquise 797.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES - UMC

BRUNO LESSA

IDUIGUES MARIANO

FILOSOFIA

Culturas Judaica, Grega e Cristã.

Trabalho apresentado ao curso de Relações Internacionais da Universidade de Mogi das Cruzes, como parte dos requisitos para a disciplina Filosofia.

Orientação : Prof.ª Bárbara Lucchesi

MOGI DAS CRUZES, SP

MARÇO/2013

I- Apresentação.

Este trabalho tem por finalidade apresentar um resumo do capítulo 3 do livro Filosofia do autor Antônio Joaquim Severino.

Capítulo 3: A cultura ocidental é fruto da união das culturas de três pequenos/grandes povos.

A cultura contemporânea é basicamente fundada na fusão de três influentes povos da antiguidade, os judeus, os gregos e os cristãos.

O judaísmo não era apenas uma religião ou uma doutrina mística, mas também toda uma cultura de uma civilização mediterrânea. Eles acreditavam em um Deus todo-poderoso, senhor e criador do Universo, que promete salvar o povo judeu. Para eles a salvação era um ato coletivo, onde toda aquela comunidade que fosse fiel à Deus seria abençoada, eles também não enfatizavam a distinção e dualidade de corpo e alma.

Já na Grécia, o pensamento era um pouco diferente. Havia um sistema teórico de interpretação do real, não eram ligados a nenhum Deus, cada homem responde individualmente por seus atos na Terra, e enfatizam o dualismo do ser humano diferenciando corpo e alma. No caso dos gregos, o espírito era como um princípio, racional e impessoal.

Graças à expansão do Império Romano nasce então o cristianismo como uma síntese cultural, devido ao contato entre essas duas culturas distintas. São Paulo, judeu formado no espírito do helenismo foi o grande organizador da Igreja primitiva. Nessa nova religião/cultura, que fundia o judaísmo com a cultura grega, trazia Deus criador e salvador dos homens através de Cristo, o verdadeiro Messias. No cristianismo a salvação é individual, e existe a dualidade entre corpo e alma, assim como na cultura grega.

Segundo estudos, a forma de pensamento socioeconômico atual sob o capitalismo moderno se mantém com suas concepções marcadas pelos pressupostos da filosofia grega.

Referências Bibliográficas.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com