TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO: PEDAGOGIA – LINCENCIATURA

DISCIPLINAS: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO E

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

NOME:

NOME:

DESAFIO PROFISSIONAL - TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

TUTORA:

SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2014.

E. E. P. G. SENADOR ALVARO PIRES.

3º Ano.

30 Alunos – 12 meninos – 18 meninas

Turma aplicada, interessada, onde a maioria dos alunos tem fácil capacidade de aprendizado, porém três alunos em destaque apresentam problemas de comportamento, disciplina e concentração.

 O aluno Eduardo Medeiros de 08 anos apresenta um comportamento agressivo perante aos demais colegas, ele bate nos amigos, responde a professora e não fica quieto em seu lugar. Passa o tempo todo transitando dentro da sala, atrapalhando as outras crianças. A origem de seu comportamento se dá pelo seu histórico familiar. A criança possui pais ausentes, que trabalham o dia inteiro, inclusive aos finais de semana e não lhes sobra tempo para dar atenção ao filho.

Quem passa a maior parte do tempo com a criança é a vizinha aposentada de 67 anos.

O Eduardo é filho único, e utiliza desse comportamento para chamar a atenção.

A aluna Cristiane Santos também de 08 anos é o oposto do aluno Eduardo Medeiros, seu excesso de timidez atrapalha o seu desenvolvimento em sala de aula. A criança não interage com os demais colegas, fica isolada em seu canto, se recusa a participar das atividades em grupos e só se ouve a voz dela em sala de aula para responder a chamada.

 A criança não possui problemas familiares. Seus pais são bem prestativos e a garota tem um bom relacionamento com seu irmão mais velho de 12 anos.

Foi concluído que seu comportamento se dá em razão a sua personalidade introvertida.

A aluna Talita Rodrigues de 09 anos tem muita dificuldade para ler e escrever. A aluna se demonstra desinteressada e preguiçosa. Apresenta problemas psicológicos, devido à pressão que sofria do pai. Essa criança relata que o pai a agredia quando não sabia fazer os deveres de casa no seu primeiro ano de escola. Seu pai lhe puxava a orelha, lhe dava palmadas e a colocava de castigo, muitas vezes sem almoço e sem janta. Isso gerou um bloqueio na criança.

Talita já faz acompanhamento psicológico há um ano e meio, logo após a separação dos pais, mas, ainda apresenta dificuldade no aprendizado.

Para auxiliar no desenvolvimento dessas crianças, a escola resolveu implantar a Terapia assistida por animais. Nos três casos, será utilizado o cão.

Foi escolhido o cachorro, pois uma das características da espécie canina que favorecem o vínculo com o ser humano é a interação social e uso de mecanismos de comunicação.

A proposta tem como objetivo trabalhar em conjunto o cachorro e as crianças, que são consideradas como crianças em situação de risco, devido ao comportamento e histórico familiar.  Ao desenvolverem as atividades, acredita-se que haverá uma mudança positiva em seus comportamentos em sala de aula, melhorando a interação social desses três alunos.

A periodicidade dos encontros será uma vez por semana, todas as quartas-feiras, uma hora antes de iniciar a aula, no jardim da escola. Serão realizados dez encontros.

O cão participante foi avaliado por veterinários, onde apresentou condições de saúde normais e com todas as vacinas em dia. Além de veterinários, o cão também foi avaliado por especialistas para verificarem o seu temperamento e adequação para esse tipo de terapia.

Para essas crianças entrarem nesse programa, os pais ou responsáveis assinaram um termo de consentimento autorizando suas participações.

Além dos alunos, participarão desse projeto, a professora, a coordenadora pedagógica da escola, uma psicóloga e o treinador do cão.

O primeiro objetivo é observar nas três crianças o contato visual, a aproximação e a interação que elas terão com o cão, e a partir daí será trabalhado individualmente cada caso.

Para o aluno Eduardo Medeiros que é uma criança mais agressiva, o objetivo é a interação com o animal com condutas afetivas, que se refere a sorrisos, caricias, beijos, abraços, lambidas, conversas com o animal, leituras, cantigas, assim a criança se tornará mais dócil. Também serão utilizadas condutas de obediência. O cachorro, que é adestrado servirá como exemplo de obediência. Serão feitas atividades interativas onde o aluno Eduardo poderá observar o comportamento obediente do cachorro com seu treinador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com