TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional, Terapia Assistida por Animais (TAA)

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 14

Unidade: Umuarama/PR (4121) – PR Curso Pedagogia / Série1/[pic 1]

Disciplinas Norteadoras: Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem,

  Redes Sociais e Comunicação

Desafio Profissional: Projeto Patas na Educação (PPE)

Terapia Assistida por Animais (TAA)

Professor EAD: Prof ª: Helenrose A. da S. P. Coelho

Profª: Gilse T. LazzariPerosa

Tutor: Laudinéia de Souza Santos

                       RA: 9918002785 Amanda Carolina Ogioni

                       RA: 1018419690 Daiane Gomes de Azevedo de Lima

UMUARAMA

19/09/2015


Introdução

A Terapia Assistida por Animais (TAA) foi o tema abordado neste desafio profissional com o objetivo de servir como instrumento de intervenção pedagógica e como, estratégia para ajudar crianças com problemas comportamentais e de aprendizagem.

Existem vários métodos na utilização da interação homem e animal, mas de acordo com Capote e Resende (2011), há distinção entre o método Atividade Assistida por animais (AAA) e Terapia Assistida por Animais (TAA), a primeira se encaixa como entretenimento, recreação e distração, enquanto a segunda envolve uma prática que emprega o animal como parte integrante e principal do tratamento. A TAA pode ser desenvolvida em grupo ou individualmente atuando em diversas áreas:  Hospitais dia, hospitais psiquiátricos, Instituições (asilos, abrigos), prisões ou clinicas diversas e com vários tipos de animais cavalo (equoterapia), cães, gatos, pássaros dentre outros.

 Nesse Desafio Profissional a TAA será desenvolvida em forma de projeto, nomeado como Projeto Patas na Educação(PPE) e será aplicado em uma escola com crianças do segundo ano. O objetivo será utilizar a terapia como ferramenta para auxiliar crianças com problemas de aprendizagem, social ou emocional.

Esse desafio Profissional está estruturado em 5 passos. O primeiro passo foi pesquisado sobre a Terapia Assistida nas redes sociais, no segundo passo foi analisado e descrito o perfil da turma, no passo seguinte foi levantado os principais problemas comportamentais individuais, relacionados às regras morais, disciplinares e hábitos. No quarto passo foi relatado as dificuldades de aprendizagem individuais como dificuldade de concentração, hiperatividade, problemas de interação social, relações sociais e afetivas. Finalmente no último passo o projeto foi elaborado onde foram definidos: os animais com perfis adequados às necessidades pedagógicas dos alunos; as estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula ou espaço escolar; a proposta pedagógica em relação ao conteúdo; as estratégias quanto ao acompanhamento e avaliação; os objetivos tanto gerais quanto específicos do projeto; a sistematização, análise e apresentação dos resultados do projeto.

Desenvolvimento

Passo 1

Escolha de uma página da internet que explora o assunto da TAA, identificando os objetivos da metodologia, os comentários dos internautas, e diagnosticando os principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais.

Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais

http://patastherapeutas.org/

Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada

Patas theraupetas é uma ONG sem fins lucrativos que realiza a interação homem e animal por meio da Terapia Assistida por animais, tendo por principal objetivo a melhora na qualidade de vida dos pacientes atendidos.

Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais

Na página não há disponibilizado ferramenta para postar comentários, por isso os comentários a respeito da página, e do trabalho da ONG fora do YOUTUBE. Canal: Jovem Pan Online Patas Therapeutas -- Parte 3: preconceito é uma das barreiras na terapia assistida por animais Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=SK65B3eEypI> acesso em 7 de setembro de 2015.

Hilquias Ponte Aguiar: “Oi gostei muito da atitude da Silvana, fundadora do projeto Patas Therapeutas, pois os animais auxiliam o desenvolvimento psicomotor principalmente nas crianças, além de estas estarem predispostas ao convívio social com outras crianças do projeto.”

Edwaldo Barros da Silva: “A realização desse projeto pode ajudar muito no desenvolvimento emocional e afetivo das crianças assistidas bem como auxiliar na aprendizagem escolar.”

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais

Dentre os vários benefícios obtidos pela Terapia Assistida por Animais (TAA) além dos físicos e mentais apresentados na página, citarei os benefícios notados no âmbito educacional:

  • Aumento no vocabulário;
  • Ajuda na memória de longo ou curto prazo;
  • Melhora no conhecimento de conceitos como tamanho, cor, etc.;
  • Melhora na vontade de se envolverem em uma atividade de grupo;
  • Melhora nas interações com os outros;
  • Motivacional.

Passo 2

Analise e descrição do perfil da turma do ensino fundamental.

Nome da escola (fictício): Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá

Ano ou série: 2ª Série

Número de alunos: 15

Meninos: 07

Meninas: 08

Descrição do perfil da turma

A Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá, fica situada em um distrito de uma cidade do interior, onde muitos dos alunos pertencem a área rural, dependem de ônibus para locomoção e são de famílias pobres, filhos e filhas de pequenos agricultores.

Na turma da 2ª Série são 15 alunos, sendo 7 meninos (Alan, André, Caio, Fernando, Giovane, Mateus, Paulo e Yuri) e 8 meninas (Adriana, Ana Paula, Carla, Flávia, Luana, Joana, Mariana e Rafaela). Todos estão na faixa etária de 7 a 8 anos, exceto Yuri que apresenta autismo, seu nível de autismo o permite acompanhar conteúdos aplicados a esta faixa etária, embora tenha 13 anos. A turma em si tem bom relacionamento, às vezes ocorrem desentendimentos que na maioria dos casos partem de alguns alunos que apresentam problemas comportamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com