TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISSERTAÇÃO FILOSOFIA E ÉTICA

Dissertações: DISSERTAÇÃO FILOSOFIA E ÉTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 2

UNIRB FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS

FILOSOFIA E ÉTICA

PROF. LAURENIO SOMBRA

DISSERTAÇÃO

Honorina Nogueira Neta

março de 2011

Alagoinhas

O presente e a ética

Uma definição de ética: “Teoria do comportamento moral dos homens em sociedade”. Embora ética e moral tenham conceitos diferentes, uma depende da outra. A ética se adquire com a moral e a moral é o que faz a ética. Assim sendo, ética é uma visão lógica com base nas virtudes morais adquiridas no decorrer da vida e que leva o indivíduo a agir com sensatez e honestidade nas relações pessoais e profissionais. A moral, por sua vez, é o “conjunto de regras relativas a um povo socialmente aceitas que regulam o comportamento moral e social dos homens” é o que faz com que diferenciemos o que é certo do que errado, fazendo com que saibamos tomar as suas decisões com base em princípios sólidos. Do ponto de vista filosófico o comportamento ético é “aquele que é considerado bom, e sobre a bondade”.

Nós seres humanos somos capazes de escolher e temos o livre arbítrio sobre nossas escolhas. O problema consiste em sabermos diferenciar no mundo atual o que é ético do que é moralmente aceitável. O que escolhemos agora é o que determinará as consequências futuras.

Entretanto, observando certos aspectos no mundo atual, numa sociedade onde a lei que prevalece é a de levar vantagem em tudo, em que a política, a polícia e justiça são corruptíveis e corrompidas, como podemos esperar que se prevaleça um código de ética em sua definição mais pura? A sociedade precisa uma ética prática, que nos faça mais justos. Não podemos deixar que o egoísmo e intolerância prevaleçam sobre o bom senso, respeitar as minorias e seu direito de escolha, seja por religião, raça, opção sexual ou quaisquer que sejam as diferenças.

Ética e moral deveriam ser matérias obrigatórias ensinadas as nossas crianças desde as primeiras séries, certamente, se isso ocorresse, teríamos cidadãos melhores, e com certeza uma diferente realidade.

Enfim, o que nos falta não é conceituar ética, e sim praticar essa ética e mais ainda, agir dentro dos preceitos morais. Quando aprendermos a dirigir nossas escolhas pensando no bem comum, e lutarmos a favor de maior igualdade, alcançaremos um mundo melhor e mais justo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com