TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIÓGENES DE SÍNOPE

Por:   •  7/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera

Pedro Henrique Moraes de Godoy

DIÓGENES DE SÍNOPE

A virtude do cinismo

RA: 5465343018

Professor: Pedro Pimenta

Disciplina: Homem, Cultura e Sociedade

Série: 1A

Curso: Publicidade e Propaganda

Fevereiro, 2017

Índice

Biografia ................................................................................................... Pág 1

Contribuições e Legado ......................................................................... Pág 2

Bibliografia ............................................................................................... Pág 3

Biografia

  “Diógenes, o cínico”, como era conhecido, foi um filósofo grego nascido em Sinope, colônia grega, em 412 a.C.

  Após algum tempo vivendo em Sinope, foi exilado de sua cidade natal e acabou mudando-se para Atenas, onde conheceu Antístenes, um antigo pupilo de Sócrates. Diógenes tornou-se um de seus discípulos e acabou virando mendigo nas ruas de Atenas. Diz-se que o mesmo morava em um barril e andava sem rumo com uma lamparina na mão durante o dia, alegando “procurar um homem honesto”.

  Diógenes ficou conhecido por “o cínico” por conta de seu ideal. No tempo que viveu nas ruas de Atenas, o filósofo tinha como objetivo procurar o “cinismo da autossuficiência”. Esse nada mais foi que uma corrente filosófica fundada por seu mestre Antístenes. O cinismo que, por sua vez, era muito buscado na civilização grega. Os gregos acreditavam que era uma virtude com fim de buscar a felicidade.

  Mas nada é tão ruim que não possa piorar. Em uma de suas “perambulações” na rua, foi pego por piratas, os quais o deixaram preso e posteriormente vendido como escravo. Durante sua vida levou consigo os ensinamentos de seu mestre Antístenes, sempre buscando o cinismo como sua virtude. Para ele também a felicidade vinha como autodomínio e liberdade. Como Aristóteles dizia, a virtude deveria ser praticada. Para praticá-la, Diógenes combatia em sua filosofia, o prazer, o desejo e a luxúria, pois isto impedia a autossuficiência, que era seu objetivo. Desprezava a opinião pública e diz que seus únicos bens matérias eram um alforge (duas bolsas fechadas que podem ser utilizadas no ombro ou para distribuir o peso), um bastão e uma tigela. Seu estilo de vida o fez ser conhecido como kinos, “o cão”.

  É conhecido como um dos primeiros homens a dizer Sou uma criatura do mundo, e não de um estado ou uma cidade particular”.

  Diógenes veio a falecer em uma cidade da Grécia Antiga chamada Corinto localizada na unidade regional de Corintia, na região Peloponeso. Registros afirmam que morreu com 89 anos no ano de 323 a.C.

1

Contribuições e Legado

  Diógenes, como vimos, viveu como mendigo nas ruas de Atenas e chegou a ser preso e tornar-se escravo, mas qual seu legado e suas contribuições para o mundo atual?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com