TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DO MITO A FILOSOFIA

Por:   •  24/6/2017  •  Resenha  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

Surge na Grécia, na cidade chamada Jônia, no século VI a.C. a filosofia, tendo por origem a palavra grega sophia (sábio) e philia (amor), cujo a unção de ambas significa amor a sabedoria.

A filosofia tem como “pai” Tales de Mileto, o primeiro filósofo a ser registrado historicamente. Tales foi matemático, astrônomo e negociante e seu mérito foi especialmente que pela primeira vez na história, o homem buscava uma explicação totalmente racional para o seu mundo, deixando de lado a interferência dos deuses.

A filosofia tem uma grande importância ao ser humano como um ser pensante, já que a capacidade de pensar nos proporciona buscar respostas adquirindo conhecimentos. É essa capacidade que diferencia o homem de todo o ser vivo. Ela nos leva a indagar questões existências como “Quem sou? De onde vim? Para onde vamos?” podendo assim, nos ajudar a descobrir os mistérios e histórias da nossa existência além de entender o porquê e a razão para toda existência.

Dentro do contexto de filosofia, existe tipos de conhecimento que buscam estabelecer uma ordem (cosmos), os quais citaremos a seguir:

Senso Comum ou Empírico: é o saber adquirido através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Surge da relação do ser com o mundo, experiência pessoal. Caracterizada por uma visão de mundo mais simplificada, que vai do hábito à tradição a qual quando estabelecida, irá se transmitir através de gerações. Inclui-se a ausência de argumentos rigorosos e torna-se carentes de comprovação científica dos fatos.

Religioso: fundamenta-se na fé e também no uso da razão. Todo o conhecimento se explica pela religião e os valores religiosos são incontestáveis. Caracteriza se pela preocupação com a verdade absoluta que só a fé poderia explicar. Não verificável, com aceitação plena (nenhuma dúvida) já que o conhecimento religioso é valorativo por se apoiar em doutrinas sagradas.

Científico: utiliza-se de experimentos, observações, comprovações e induções. Necessita-se de uma comprovação científica, uma veracidade e experiência dos fatos. Porém não é inquestionável ou seja, a qualquer momento pode ser contestado perdendo sua suposta veracidade quando algo contraditório se sobrepõe.

Filosófico: É racional e tem como objetivo a busca da verdade, razão. Surge da relação do homem com o cotidiano porém, valorizando respostas críticas e reflexões nessa relação. Não existe experimentação nesse conhecimento e sim a experiência pois, é nela que surge as hipóteses filosóficas.

Mítico: Todos os povos e culturas possuem seus mitos que passam de geração em geração.

Na Grécia, os povos antigos explicavam fatos e levavam conhecimento que a ciência ainda não tinha resposta através do mito, que caracterizava-se de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações.

O mito é um tipo de conhecimento em que se utiliza simbologias, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Sua narração era feita ao público e quem a narrava era os poetas (aedos), que possuía autoridade e a confiança dos povos pois, acreditava-se que o poeta era um escolhido por deuses. Os grandes poetas que se destacaram nesse contexto tradicional foram Homero e Hesíodo.

O mito por si não se preocupa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com