TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de filosofia

Artigo: Definição de filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  Artigo  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE E FILOSOFIA.

E o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.

Como é o pensar filosófico.

É uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de tudo, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Assim, ela pode se voltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana.

Para que serve a filosofia.

A filosofia, como a ciência, como a arte e como a religião, serve para alargar a nossa compreensão do mundo. Em particular, a filosofia oferece-nos uma compreensão da nossa estrutura conceptual mais básica, oferece-nos uma compreensão daqueles instrumentos que estamos habituados a usar para fazer ciência, para fazer religião e para fazer arte, assim como na nossa vida quotidiana. A filosofia é difícil porque se ocupa de problemas tão básicos que poucos instrumentos restam para nos ajudarem no nosso estudo.

E possível definir a filosofia.

A tentativa de se definir filosofia se liga, tão somente, a uma determinada corrente tida como certa e verdadeira, que se propõe a encaixar o diverso e heterogêneo em conceitos estanques e restritos. Segundo O filósofo Demerval Saviani

A vantagem da Filosofia é a possibilidade de vivermos e aprendermos a perceber seus pontos relevantes.

A algum tempo é decididamente definiria a Filosofia como sendo a busca pela verdade através de respostas racionais ou algo clichê.

Diferencie pensamento filosófico de pensamento cientifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com