TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Pedagógico

Dissertações: Desafio Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  4.811 Palavras (20 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR SIMONE ANACLETO PARIS

PEDW_EADONLINE_A7_NR_4

Nome do ALUNO

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo dirigido a distância.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.

A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional

.2 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:

 Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.

 Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento.

 Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.

 Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

OBJETIVO DO DESAFIO

Refletir sobre as estratégias pedagógicas para a melhoria da aprendizagem e comportamento dos alunos a partir da Terapia Assistida por Animais.

PRODUÇÃO ACADÊMICA

Construção de um projeto de intervenção pedagógica considerando um cenário hipotético de problemas comportamentais ou de aprendizagem a partir da “Terapia Assistida por Animais” na Educação.

DESAFIO PROFISSIONAL

A coordenadora pedagógica de uma escola municipal propôs a adoção da “Terapia Assistida por Animais” como estratégia para minimizar os problemas comportamentais e de aprendizagem identificados pelos professores em sala de aula.

A professora Sibele assumiu a coordenação pedagógica de uma escola municipal localizada na região central do município, que atende alunos de diversos bairros, com distintos perfis socioeconômicos.

No primeiro conselho de classe que participou como coordenadora da escola, procurou conhecer as principais necessidades de orientação pedagógica dos professores do ensino infantil e fundamental em relação aos problemas de aprendizagem dos seus alunos. Primeiramente analisou o prontuário escolar dos alunos e em seguida ouviu atentamente o relato dos professores sobre suas turmas.

Sibele verificou que os principais problemas enfrentados pelos educadores no âmbito

escolar estavam relacionados a questões comportamentais dos alunos, principalmente àqueles considerados indisciplinados, hiperativos, apáticos ou com dificuldades de concentração. A dificuldade dos alunos em obedecer regras, manter silêncio e comportar-se de acordo com as determinações da escola e dos professores estavam gerando instabilidade e conflitos tanto em relação aos alunos e os professores como entre os próprios alunos.

Diante das dificuldades no alinhamento de propostas e enfrentamento dos problemas gerais e específicos apresentados, a coordenadora Sibele propôs a criação de um projeto que adote pequenos animais em sala de aula como instrumento de intervenção pedagógica.

No período em que era universitária, Sibele participou de um projeto que adotava a Terapia Assistida por Animais na Educação, ou zooterapia, como instrumento de intervenção pedagógica entre os alunos da escola na qual era estagiária. Sibele relatou sua experiência acadêmica aos professores e solicitou que 4 elaborassem um projeto que contemplasse a presença de animais em sala de aula como recurso para melhorar o comportamento e a aprendizagem dos alunos.

Os professores mostraram-se interessados pela proposta e instigados a pensar nas estratégias de adoção dos animais em suas práticas pedagógicas. A coordenadora Sibele orientou os professores e sugeriu que o projeto contemple alguns elementos:

Mapeamento do perfil da turma

1 – Número de alunos da sala

2 – Número de meninos e meninas

3 – Ano ou série. (faixa etária dos alunos)

4 – Descrição do perfil da turma

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

1 – Relacionados às regras morais (princípios éticos, que visam o bem comum).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com