TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  29/4/2015  •  Artigo  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE/FACULDADE RIBEIRÃO PRETO

Curso de Gestão de Recursos Humanos[pic 1]

LUAN VITOR MUNHOZ

RH, SEMPRE OTIMISANDO EMPRESAS.

RIBEIRÃO PRETO  – SP

ABRIL/2015

 

LUAN VITOR MUNHOZ[pic 2]

RH, SEMPRE OTIMISANDO EMPRESAS.

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de  GESTÃO DE PESSOAS no Curso de RH da Universidade/Faculdade, turma sob a orientação do(a) Prof.(a) JOZIANE ALMEIDA.

RIBEIRÃO PRETO- SP

ABRIL - 2015

[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................04

RELATÓRIO ... ...........................................................................................................05

PLANO DE BENEFÍCIOS         06

CONSIDERAÇÕES FINAIS        07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....        08

ANEXOS........................................................................................................................09


[pic 4]

INTRODUÇÃO

A empresa TITANIUN S/A foi fundada em 1940 pelos sócios João Ovídio e José Procópio, seu quadro de funcionários gira em torno de 1000 funcionários, sua área de atuação é o mercado de máquinas agrícolas. Seus produtos vão desde um simples trator as mais modernas colheitadeiras. A empresa vende muito para o mercado nacional, mas seus principais clientes são os estrangeiros, a TITANIUN exporta muito para Europa e Ásia que chega a representar até 70% de duas vendas. Seu principal produto é o trator 5000we, que acumula várias premiações, como: melhor produto do segmento, melhor custo-benefício, dentre outros. O 5000we se trata de uma máquina de pequeno porte ideal para o uso de pequenos agricultores.

A empresa vinha numa enorme crescente desde sua fundação, porém nos últimos dois anos vêm passando por uma crise interna que vem refletindo na credibilidade frente aos seus compradores. Na última semana o sindicato que representa os funcionários da empresa declarou uma greve geral, alegando que a empresa há muito tempo não melhora salários e benefícios a seus funcionários.  Os diretores da empresa resolveram então reestruturar seu setor de RH para adotar um plano de ação que possa resolver tal situação. O RH por sua vez entrevistou vários funcionários da empresa e conversou com o sindicato para saber quais são as reivindicações da categoria, após isso foi gerado um relatório com um plano de ação, se segue:

        


    [pic 5]

RELATÓRIO

Durante as pesquisas realizadas na empresa foram identificados alguns fatores que estão prejudicando a empresa. O absenteísmo – que é o tempo que o funcionário perde que não vai ao trabalho – é uma anomalia que a empresa vem passando a muito tempo. por conta dos funcionários estarem desmotivados, o numero de faltas no serviço vem crescendo, e agora com a greve acontecendo isso só piorou. A empresa vem tendo muito prejuízo com essa greve e o setor de RH entende que se faz necessário um acordo já com o sindicato. Tal acordo consiste na proposta de que os funcionários voltem a trabalhar e que num prazo de 48 horas serão apresentadas as propostas para atender as necessidades dos empregados. Com essa perspectiva de melhorias os funcionários voltaram a trabalha, melhorando assim as finanças da empresa de imediato.

A falta de incentivos é o principal fator para que os funcionários estejam desmotivados a trabalhar, o fato de a empresa adotar uma forma de remuneração fixa vem desagradando os funcionários, uma vez que não há perspectiva de um maior salário no final do mês, já que tal remuneração não vária de acordo com o rendimento e resultado dos funcionários, sendo sempre um valor fixo. Outra anomalia seria o fato da empresa possuir benefícios mal distribuídos, como por exemplo, o plano de saúde da empresa que é obrigatório a todos e a sexta-básica que é dada aos funcionários ser muito grande para funcionários que não tem família.

PLANO DE BENEFÍCIOS[pic 6]

Seguimos então com o plano para que a empresa se erga e saia de tal situação.

Nos que diz respeito às reivindicações de aumento salarial, o RH sugere que seja dado aos funcionários uma remuneração flexível, que está relacionada no alcance de metas e resultados dos funcionários. Ficou notado durante as entrevista que os funcionários querem aumento salarial e a remuneração flexível seria a melhor opção no momento, uma vez que se o funcionário trabalhar com a ideia de que se sua produtividade aumentar seu salário também aumentará, será óbvio que o funcionário renderá mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com