TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Esperança

Por:   •  20/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Centro de Educação à Distância

Polo de Manaus – AM

Curso de Licenciatura em Pedagogia - Desafio Profissional

ANGELA MARIA MACÊDO VIEIRA – RA 396656

KARLA ANDREICE BARAÚNA MEDEIROS – RA 390074

NATALIA SANTOS DA SILVA – RA 399599

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade.

Professora Excelsa

Manaus – AM

2015

Introdução

Passo 2_ Analise Critica da Festa do Dia das Mães.

Comemoração do dia das Mães da Escola Dimensão

Ao falarmos de multiculturalismo podemos assim dizer, estamos falando de diversas culturas, raças e religiões entrelaçadas, a comemoração do dia das mães tem um significado todo especial, observamos que cada criança busca de sua maneira, e com suas limitações fazer e que há de melhor em si, respeitando seus limites e sua forma particular. Essa grande celebração cultural chamada de Dia das Mães meche com o emocional de basicamente de todo ser humano, o ambiente escolar busca proporcionar a integralização familiar através desta festividade, em sua totalidade a afeição e o amor são resultados de formas diferentes, cada um da sua maneira respeitando entre si, sua cor, raça, credo, religião entre outros, as crianças agem de forma espontânea, e todos que ali estão deixam se envolver pelo momento, cada um com seu jeitinho especial homenageia sua mãe coletiva e individualmente.

[pic 2] [pic 3]

Título: Comemoração do dia das Mães da Escola Dimensão 2010.

Disponível em: www.youtube.com

Acesso em: 23/09/2015.

Passo 3_ Descreva cinco desenhos que possam ser trabalhados

Pedagogicamente como orientação a valorização da diversidade e o multiculturalismo.

Desenho visualizado por você.

Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

[pic 4]

Homens de mãos dadas.

Trabalhar com as questões sobre preconceito. Enfatizando que somos livres para fazermos nossas próprias escolhas. Independentemente qual seja essa escolha, temos que respeitar.

[pic 5]

Mulher segurando uma Bíblia.

Para começarmos a falar sobre o tema, ou seja, o desenho de uma mulher segurando uma bíblia na mão terá que dizer que há vários tipos de religião e que Deus é um só, e que cada um segue a religião da sua escolha, ou que já desde pequeno já venha sido batizado por seus pais ou familiares. Abordaremos que a tomada da consciência da diversidade religiosa na educação intercultural pode construir uma contribuição preciosa a uma cultura de paz, a uma abertura para outras culturas, a tolerância e ao respeito dos direitos do homem considerando a natureza das crenças fundamentais que define os valeres, as identidades dos indivíduos, como a educação intercultural pode considerar a diversidade religiosa na perspectiva específica desse tipo de Educação que visa a compreensão, ao aprendizado da convivência, a inclusão e a participação. Que cada um deve respeitar a religião um do outro.

[pic 6]

Casal de idosos.

Deve-se trabalhar com as questões envolvendo amor e respeito que temos que ter com nossos idosos. Enfatizar que para se amar e se respeitar não necessita- se ser jovem, mesmo com idade avançada é possível amar e ser amado.

Lembrando que um dia, ficaremos idosos também e que isso será uma dadiva da vida.

[pic 7]

Um homem de óculos segurando uma bengala.

Deve-se trabalhar com as questões envolvendo a acessibilidade e mobilidade de pessoas com cegueira ou baixa visão. Enfatizar que esta condição não afeta as capacidades cognitivas e motoras e que estes indivíduos são capazes de trabalhar, educar os filhos, ler, escrever, navegar na internet e desenvolver várias atividades com o auxílio de recursos tecnológicos.

[pic 8]

Mulher careca.

Abordar que devemos ser solidários e respeitosos com mulheres carecas. Mostrando que às vezes é opção de estilo da mulher ser careca, mas que às vezes é alguma doença que veio a cair seu cabelo.

Enfatizando a importância que as mulheres tem em nossas vidas, não vai ser a falta de cabelo que isso irá  mudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (316.7 Kb)   docx (886.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com